Início Brasil Senado aprova nesta terça criação da primeira Universidade Federal Indígena do país
Brasil

Senado aprova nesta terça criação da primeira Universidade Federal Indígena do país

Senado aprova nesta terça criação da primeira Universidade Federal Indígena do país
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), o projeto de lei que cria a Universidade Federal Indígena (Unind). Proposta pela Presidência da República, a nova instituição terá sede em Brasília, mas poderá expandir unidades para diversas regiões do país. O texto agora segue para sanção presidencial.

A Unind nasce com a missão de oferecer ensino superior, promover pesquisa e valorizar os saberes tradicionais, focando na sustentabilidade socioambiental dos territórios dos povos originários.

A estrutura da universidade apresenta características específicas para garantir a representatividade:

  • Liderança Indígena: Os cargos de reitor e vice-reitor serão ocupados obrigatoriamente por docentes indígenas assim que as normas internas de escolha forem estabelecidas.

  • Seleção Especial: Com base na Lei de Cotas, a Unind poderá realizar processos seletivos próprios, utilizando critérios que assegurem um percentual mínimo de estudantes indígenas.

Durante o debate no Plenário, parlamentares classificaram a criação da universidade como uma "reparação histórica" e uma "política pública estruturante". O objetivo central não é apenas o ensino de práticas convencionais, mas o aprofundamento científico em culturas milenares e na relação diferenciada entre o homem e a natureza.

O projeto tramitou em conjunto com outras propostas similares, mas consolidou o texto do governo federal por reforçar a participação indígena na educação superior de forma integrada ao sistema nacional.

"Trata-se de um espaço acadêmico voltado à realidade dos povos indígenas, respeitando suas línguas, seus costumes e tradições", destacou o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) durante a votação.

Até o momento, o Brasil não contava com uma universidade pública federal essencialmente dedicada à realidade e aos conhecimentos dos povos originários.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?