Nascentes das Águas Claras terá espaços verdes para garotada

Por Portal do Holanda

23/02/2016 11h36 — em Amazonas

As duas unidades do projeto Espaço Verde na Comunidade, denominadas Parques da Juventude Nascentes das Águas Claras 1 e 2, situadas no loteamento Nascentes das Águas Claras, bairro Novo Aleixo, zona Norte, começaram a receber as primeiras mudas que serão utilizadas no processo de arborização das duas áreas verdes.

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Ambas as áreas se encontravam degradadas e ganharão maciços verdes formados a partir do plantio adensado de espécies florestais e frutíferas, além do paisagismo e da arborização para o sombreamento dos passeios públicos.



Os maciços com árvores de diferentes espécies ficarão localizados nas partes internas dos espaços protegidos. Com isso, as áreas verdes voltam a cumprir o papel de contribuir para a manutenção da qualidade ambiental da cidade. 

O loteamento Nascentes das Águas Claras é o segundo a receber as intervenções do Projeto Espaço Verde na Comunidade, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). As duas áreas receberão pista de caminhada, playground, mesa de jogos e academia ao ar livre, dentro do propósito do projeto de reaproximar os comunitários dos espaços protegidos e conservá-los para gerações futuras. “O projeto tem caráter participativo e só é implementado após consulta à comunidade para discussão e aprovação das intervenções a serem feitas, sempre por meio de compensações ambientais”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

O projeto do loteamento Nascentes das Águas Claras está sendo viabilizado por meio de compensação ambiental firmada pela Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa) e a 49ª Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Ministério Público do Estado do Amazonas, com a empresa MAC Engenharia. O custo da obra está orçado em R$ 800 mil.

Fotos: Arlesson Sicsú

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas