MPF investiga desde 2021 denúncia sobre risco de desabamento de ponte da BR-319 no Amazonas
Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), dando prazo de cinco dias para que repasse informações sobre a obra realizada na ponte que desabou no último dia 28, no km 25 da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Desde o ano passado, o MPF apura o risco de desabamento da ponte, após denúncia.
Com o acidente pelo menos 12 veículos afundaram com o desabamento, já tendo sido registradas quatro mortes de ocupantes dos veículos. Há registros de pessoas ainda desaparecidas, além de 14 feridos.
As condições de trafegabilidade no trecho da estrada que desabou vêm sendo acompanhadas pelo MPF, por meio de inquérito civil, desde o ano passado, a partir de representação que apontava o rompimento iminente da via naquela altura.
No início deste mês, após questionamento do MPF, o Dnit informou que o contrato para realização de obras emergenciais em 18 segmentos da estrada – incluindo o trecho da ponte que desabou – estava concluído e que aguardava o envio do documento técnico demonstrativo das obras realizadas pela empresa contratada.
Informações sobre obra e causas do desabamento
No ofício expedido, o MPF prevê prazo de cinco dias para que o Dnit informe se, até a finalização do contrato com a empresa AGO Engenharia de Obras Ltda, houve conclusão integral das obras previstas para recuperação de erosões e se foi identificado algum risco de desabamento da ponte, além das providências eventualmente adotadas.
O MPF questiona ainda qual o prazo previsto para que a empresa entregue ao Dnit o ‘As built’, documento técnico que permite verificar exatamente quais as intervenções realizadas.
Além disso, o Dnit deve informar ao MPF, também no prazo de cinco dias, as medidas que estão sendo adotadas para apuração das causas do acidente e possíveis responsabilizações.
Vítima está presa em carro esmagado por caminhão na ponte que desabou na BR-319
Dentista está entre as vítimas mortas na queda da ponte na BR-319
Corpos de vítimas de desabamento da ponte na BR-319 chegam a Manaus
Vídeo mostra vítimas saindo do rio após ponte desabar na BR-319 no Amazonas
"Ouvi um estalo e a ponte caiu", diz sobrevivente do desabamento na BR-319
Após desabamento de ponte com mortos e feridos na BR-319, veículos serão atravessados de balsa
Três pessoas morrem em desabamento de ponte na BR-319
Cinco vítimas de desabamento de ponte na BR-319 chegam a hospital em Manaus
Ponte afunda na BR-319 no Amazonas e motoristas temem acidente; vídeo
Vídeo: Ponte desaba e veículos caem em rio na BR-319 no Amazonas
Desabamento de ponte na BR-319 pode ter deixado mortos; Mergulhadores estão no local
Cratera surgiu no meio de ponte antes de desabar com veículos na BR-319; vídeos
Vídeos mostram feridos e desespero após ponte desabar sobre rio na BR-319
Crianças de 3 e 10 anos estão entre feridos em desabamento de ponte na BR-319
Vídeos mostram feridos e desespero após ponte desabar sobre rio na BR-319
Comboio do IML, Samu e Bombeiros seguem para BR-319 após desabamento de ponte
ASSUNTOS: Amazonas