Moradores denunciam falta de tratamento de esgoto no conjunto Augusto Montenegro
Manaus/AM - Odor, água de esgoto dentro das casas e tratamento de água inadequado. Esses são os problemas que os moradores do conjunto Augusto Montenegro, zona Oeste de Manaus, denunciam, na manhã desta quinta-feira (05). Segundo relatos, as Estações de Tratamento I e II não oferecem condições adequadas para lidar com os resíduos, gerando impactos à saúde e ao meio ambiente.
Uma moradora idosa reclama que paga taxa de tratamento de esgoto há 20 anos, mas quando chove a água da tubulação da rede de esgoto vai parar dentro das casas.
“Não é 100% tratada. Temos 6 mil moradores e todas as fezes das residências caem na rede do igarapé. Nossos poços estão contaminados. Nós vivemos aqui à mercê”, desabafa.
Outro morador relatou sobre a incapacidade da Estação de Tratamento conter os resíduos. “A gente não vê nenhum tipo de tratamento.“A gente precisa que isso seja feito da forma correta. Essa tubulação não suporta”, complementa.
Em vídeos enviados ao Portal do Holanda, os moradores relatam que a água das Estações não recebem tratamento adequado e é despejado no igarapé do Gigante.
Em nota, a Águas de Manaus informou que o processo de tratamento de esgoto é completo na área. Veja a nota da concessionária na íntegra:
A Águas de Manaus desmente as informações de falta de tratamento de esgoto no conjunto Augusto Montenegro. A região é atendida por duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que, juntas, tratam mais de 310 mil litros de efluentes por dia. As unidades passam por fiscalizações constantes de órgãos ambientais e estão com todos os licenciamentos e laudos em dia.
O processo de tratamento de esgoto nas duas ETE´s do Augusto Montenegro é completo. Os dejetos coletados nas residências passam por diversas etapas, até serem devolvidos como água limpa, dentro de todos os parâmetros de qualidade exigidos, ao igarapé do Gigante. As estações devem ser ampliadas nos próximos anos para atender um volume maior de população, dentro da programação do plano de universalização do serviço de esgotamento sanitário em Manaus, o Trata Bem Manaus.
O bairro do Lírio do Vale, atualmente, recebe obras deste programa de expansão do serviço de esgoto. Estão sendo implantados de 33 mil metros de tubulações para coleta de esgoto nas ruas do bairro. Parte delas será conectada às estações do Augusto Montenegro. A previsão é que o novo sistema na região atenda a até mais de 5,8 mil imóveis e seja finalizado em 2025. Com isso, os moradores serão contemplados com um direito essencial à população, que é ter o esgoto coletado e tratado. Isso representa uma série de benefícios, como a melhoria dos índices de saúde, a valorização dos imóveis do bairro e a recuperação de cursos d’água, como o próprio igarapé do Gigante.
ASSUNTOS: Amazonas