Compartilhe este texto

Mais 7 cidades do Amazonas passam a fazer teste rápido para tuberculose em pessoas vivendo com HIV

Por Portal Do Holanda

12/07/2023 10h57 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O teste rápido ‘LF-LAM’ para diagnóstico de tuberculose em pessoas vivendo com HIV passa a estar disponível em mais sete cidades a partir deste mês de julho. Representantes municipais participaram, na terça-feira (11), de um treinamento virtual para implantação desse teste.

A capacitação foi realizada pela equipe do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O teste rápido para detecção do antígeno lipoarabinomanano (LF-LAM) é realizado em amostra de urina para diagnóstico de tuberculose ativa em pessoas vivendo com HIV com imunodepressão, estado de deficiência do sistema imunitário.

Os sete municípios que receberão o teste são Benjamin Constant, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Humaitá, Tefé e Coari. 

Em Manaus, o teste LF-LAM está sendo feito desde o mês de maio, por meio do Circuito Rápido da Aids Avançada. Além da capital, Parintins e Tabatinga também já realizam o exame desde maio.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas