Higienização e desinfecção chegam à Feira Manaus Moderna

Por Portal do Holanda

09/04/2020 10h03 — em Amazonas

A aplicação de hipoclorito deve reduzir proliferação do coronavírus - Foto: Ione Moreno/Semcom

Manaus/AM - Com o objetivo de prevenir contra o coronavírus e para fazer a recepção de clientes na Semana Santa, a Feira da Manaus Moderna, no centro histórico, foi desinfectada e higienizada nesta quarta-feira, dia 8, em ação da Prefeitura de Manaus. A aplicação de  hipoclorito de sódio no local deve reduzir o perigo de contágio da covid-19.

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Fábio Albuquerque, disse que a desinfecção foi uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, como uma das medidas para conter o coronavírus. Ele alertou também que o ideal é que as pessoas busquem horários alternativos para ir à feira nesta Semana Santa, a fim de evitar aglomerações:

Equipes da Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus) participaram da ação, fiscalizando os feirantes, para checar se eles estavam cumprindo as normas de higiene. Para a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, a aglomeração de pessoas ainda é a maior preocupação nesses locais.

De acordo com o administrador da feira Manaus Moderna, Thales Pinheiro Júnior, nesse período o movimento na feira cresce entre 50% e 70% e, em época de restrições, ele alerta para critérios que, tanto feirantes quanto clientes devem observar na hora das compras:

“Estamos alertando os nossos permissionários com os cuidados básicos de higiene, que devem ser respeitados, como o uso do álcool em gel, a lavagem das mãos com água e sabão e o uso da máscara. Já para os nossos clientes, pedimos cautela. Não deixem que pessoas com mais de 60 anos venham para a feira e quem vier, que tenha um objetivo: compre seu pescado, sua fruta, sua verdura e deixe as dependências da feira, para evitar exposição”, alertou o administrador.

A Feira Manaus Moderna é o maior entreposto de abastecimento de varejo de hortifruti e pescado para a população manauara. Possui 726 permissionários e espera receber, até o domingo de Páscoa, entre 5 mil e 7 mil pessoas, todos os dias. Até o próximo sábado, 11/4, a feira vai funcionar até as 17h.