Compartilhe este texto

Grupos têm até sexta-feira para concorrer à ‘Categoria Bronze’ do Festival Folclórico do Amazonas

Por Portal Do Holanda

11/05/2016 8h22 — em
Amazonas



Grupos e associações folclóricas que quiserem disputar uma das vagas para a “Categoria Bronze” do Festival Folclórico do Amazonas têm até sexta-feira, 13, para apresentar sua proposta junto à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Os documentos devem ser entregues no Protocolo da fundação em horário comercial. O número de vagas previsto aumentou: são 40 vagas, conforme retificação publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 09, e disponível na aba Editais 2016, no site da Manauscult (http://manauscult.manaus.am.gov.br/portaria-de-acesso-a-categoria-bronze-no-festival-folclorico-do-amazonas/) 

A alteração foi feita em acolhimento ao abaixo-assinado protocolizado por representantes de grupos folclóricos no dia 03 de maio, na sede da Fundação. A nova categoria, considerada de acesso, foi criada para democratizar a participação de grupos folclóricos existentes em Manaus. Atualmente, os grupos oficiais que se apresentam no Festival Folclórico do Amazonas e que disputam premiação são fixos e estão inseridos nas categorias Prata e Ouro-master B. A disputa entre os bumbás tradicionais em Manaus se dá entre os participantes da categoria Ouro-master A.

Pela nova categoria, o vencedor em cada uma das 15 modalidades avançará para a “Categoria Prata”, que recebe apoio da Prefeitura de Manaus. Os últimos colocados da categoria Prata, por sua vez, cairão e terão que disputar novamente o acesso. 

Para tirar dúvidas dos concorrentes, a Manauscult realizou na última segunda-feira, 09, uma oficina de orientação para elaborações das propostas. Mais de 30 representantes compareceram ao encontro.

Há mais de 35 anos participando de festivais, Valderci Silva, do grupo de rua União Hit Dance, contou que a criação da “Categoria Bronze” retoma as chances de seu grupo voltar a disputar o Festival Folclórico do Amazonas. “Sempre participamos do festival. Em 2015, não conseguimos concorrer ao edital por um erro nosso, mas estamos atentos agora e este ano vamos disputar a categoria Bronze para voltarmos à Prata”, comentou.

Critérios

Os critérios, regras e anexos completos, exigidos na Portaria, estão disponíveis no portal da Manauscult, no link Editais 2016, no endereço manauscult.manaus.am.gov.br. Entre eles estão: proposta devidamente preenchida e assinada, conforme anexo disponibilizado no site; Carta de Anuência; Listagem de componentes do grupo preenchidas; comprovante de que existem há, pelo menos, três anos.

De acordo com a Portaria, inexiste qualquer obrigação financeira por parte da Manauscult ou qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Municipal referente à participação de grupos da “Categoria Bronze”. Todos os custos relativos à confecção de cenários, figurinos, transportes e outros são de total responsabilidade dos mesmos.

Os grupos vencedores do credenciamento desta Portaria farão parte da “Categoria Bronze” até que seja feito um novo credenciamento, dentro de cinco anos, a contar da data de publicação da Portaria nº 030/2016.

Os interessados em participar da “Categoria Bronze” no 60º Festival Folclórico do Amazonas deverão apresentar sua proposta e protocolizá-la no protocolo do prédio da Manauscult, na Avenida André Araújo, nº 2767, Aleixo, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, categoria bronze, Cultura, festival, folclorica, Amazonas

+ Amazonas