Durango Duarte nega ligação com investigação policial e repudia acusações
Manaus/AM - O empresário Durango Duarte divulgou uma nota de esclarecimento, nesta sexta-feira (30), após a divulgação de que sua empresa, Perspectiva Mercado & Opinião, foi contratada para realizar pesquisas eleitorais em Rio Preto da Eva (AM) por uma das pessoas presas na operação “Linhagem”, deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (29). Duarte afirmou que não possui qualquer relação com atividades ilícitas e que sua empresa prestou serviços legais, conforme a legislação eleitoral.
Segundo Durango, a Perspectiva foi contratada exclusivamente para realizar pesquisas de opinião pública com finalidade eleitoral no município. Ele reforçou que não mantém vínculo pessoal, político ou comercial com os contratantes citados nas reportagens, limitando-se à prestação do serviço. O empresário classificou como “grave distorção dos fatos” qualquer tentativa de associar seu nome ou o da empresa a irregularidades.
Durango repudiou o que chamou de “prática oportunista e sensacionalista” de setores do que classificou como “pseudojornalismo”, que, segundo ele, faz insinuações e promove exposições
A operação "Linhagem" revelou que Adriana dos Santos Figueiredo, presa por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, supostamente contratou a empresa Perspectiva para realizar três pesquisas eleitorais em Rio Preto da Eva, cidade a 58 km de Manaus. O serviço foi pago por R$ 60 mil. De acordo com a Polícia Federal, Adriana é proprietária da empresa Torneadora Manauara e namorada de Ricardo Gouvêia Magalhães, também investigado na operação. As pesquisas eleitorais, realizadas entre julho e setembro de 2024, apontaram o favoritismo de Socorro Nogueira (União Brasil), que acabou eleita prefeita do município. A PF não esclareceu se Adriana tinha alguma relação direta com a candidata. Ao todo, 12 pessoas também são investigadas na operação.
Veja a nota na íntegra:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em respeito à verdade dos fatos e diante das publicações que tentam indevidamente vincular meu nome a investigações policiais em curso, venho a público esclarecer:
A empresa Perspectiva Mercado e Opinião, da qual sou fundador, foi contratada para realizar pesquisas de opinião pública com fins eleitorais no município de Rio Preto da Eva, conforme
prevê a legislação vigente. É fundamental ressaltar que não há qualquer vínculo, relação pessoal, política ou comercial além da prestação de serviços entre minha empresa e os contratantes citados nas reportagens. Portanto, qualquer tentativa de associar meu nome ou o da Perspectiva a atividades ilícitas representa uma grave distorção dos fatos e uma tentativa de promover ilações maliciosas sem fundamento legal ou factual.
Repudio com veemência esse tipo de prática oportunista e sensacionalista, típica de setores do chamado pseudojornalismo, que, ao invés de se pautar na responsabilidade e na apuração séria dos fatos, opta por insinuações e exposições indevidas que visam manchar reputações.
Por fim, reafirmo meu compromisso com a ética, a transparência e a legalidade que sempre orientaram minha conduta pessoal e profissional.
Durango Duarte
Empresário - Perspectiva Mercado e Opinião"
ASSUNTOS: Amazonas