Coronel diz que fogo está confinado e dá detalhes de operação no Distrito Industrial
Manaus/AM - O coronel do Corpo de Bombeiros detalhou, nesta quarta-feira (6), o trabalho da corporação para combater o incêndio que já atinge duas fábricas, Effa Motors e Valfilm da Amazônia. Segundo Heliton de Souza, as chamas já foram controladas em um dos galpões, mas o outro segue bastante prejudicado. Mais de 200 agentes do CB estão no local e atuam para extinguir o fogo.
O coronel afirma que as equipes estão bem equipadas, tem treinamento para este tipo de situação, mas tem como maior desafio no momento o tipo de material que havia nas fábricas e que acaba propagando o fogo com maior rapidez.
"Trata-se de uma fábrica com uma enorme quantidade de materiais altamente inflamáveis e altamente tóxicos. Materiais estes que possui um potencial enorme de propagar chamas rapidamente. Então a corporação está com todos os seus recursos disponíveis, não pessoal, mas também matéria. Permaneceremos aqui até o controle total e deixarmos o local em segurança", afirma.
Souza conta que além da água, a corporação está usando um tipo de espuma especial para apagar o fogo e afirma que o mesmo já está confinando, embora ainda não tenha sido completamente extinto.
"Nós não estamos usando só água, usamos também um material que é muito apropriado para esse tipo de situação, chama-se espuma, espuma sintética. Está sendo usado em larga quantidade, mas eu vou repetir e ratificar o que eu acabei de falar. Trata-se de uma enorme quantidade de material, então precisa de uma enorme quantidade de em curso (...) O fogo está controlado, o fogo está confinado. As chamas não estão extintas, como é possível observar. Mas não há risco de propagação em nenhum momento ocorreu propagação dessas chamas para a área de floresta que existe a retaguarda dois galpões", garantiu o coronel.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas