Comitiva dos EUA visita Manaus para conhecer ações de vigilância em saúde

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) recebeu, na última semana, a visita técnica de delegação da Fundação das Nações Unidas. A agenda da organização internacional tem como foco conhecer experiências exitosas do Amazonas nas áreas de imunização, vigilância e atenção à saúde.
Em Manaus, o grupo visitou a sede da FVS-RCP, com destaque para a Rede de Distribuição do Centro de Imunobiológicos no Amazonas, de onde são distribuídas vacinas e demais produtos biológicos para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e imunológicas no Amazonas. A comitiva visita, ainda, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que integra a Fundação, na quarta-feira (18).
O diretor de Advocacy em Saúde Global, Imunização e Segurança Sanitária Global da Fundação das Nações Unidas, Brian Edwin Massa, ressaltou o objetivo da comitiva em Manaus. "Somos da Fundação das Nações Unidas e trouxemos uma delegação de sete assessores parlamentares da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, em Washington, D.C. para vir ao Brasil por três dias para conhecer o sistema de saúde e entender a importância do apoio do governo dos EUA, da Fundação das Nações Unidas e da OPAS no sistema de saúde brasileiro”, afirmou Brian.
A programação da equipe internacional seguiu no período de 16 a até dia 20 de junho e incluiu visitas técnicas a instituições de saúde pública, como o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Fundação de Medicina Tropical - Doutor Heitor Vieira Dourado, que inclui o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da FVS-RCP; e Maternidade Ana Braga.

ASSUNTOS: Amazonas