Cheia já afeta mais de 340 mil pessoas no Amazonas
Manaus/AM - A fase de cheia no Amazonas já impacta 85.940 famílias, aproximadamente 343.748 pessoas diretamente, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (5) pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais.
De acordo com os dados, as nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho. Dos 62 municípios amazonenses, 36 estão em Situação de Emergência, 24 em Alerta, nenhum em Atenção e dois em normalidade.
O Governo do Estado já enviou 250 toneladas em cestas básicas, 600 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama, além de 10 kits purificadores do programa Água Boa para os municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.
Saúde - A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) enviou, na quarta-feira (04), para o município de Anamã, uma embarcação adaptada em uma balsa, para funcionar como hospital. O município está em estado de emergência, devido à cheia dos rios. Também na quarta-feira, o Barco Hospital São João XXIII saiu de Manaus para prestar atendimento durante uma semana na cidade.
A balsa hospital que chega, nesta quinta-feira (05), para dar suporte nesse período, está equipada com serviços de urgência e emergência, sala de parto, consultórios médicos, enfermarias, laboratório, cozinha e refeitório, pronta para funcionar como um hospital completo.
A SES-AM também já enviou 72 kits de medicamentos para os municípios de Apuí, Boca do Acre, Manicoré, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Novo Aripuanã, beneficiando mais de 35 mil moradores dessas cidades.
Além disso, a SES-AM entregou à prefeitura de Manicoré uma nova usina de oxigênio, com capacidade para produzir 30 metros cúbicos por hora, destinada ao hospital municipal. O equipamento substitui a antiga usina, que produzia 12 metros cúbicos por hora.
Para o município de Apuí, foram enviados seis cilindros de oxigênio para servir como reserva de segurança, uma vez que o hospital local já possui sua própria usina. A cidade também recebeu medicamentos e insumos hospitalares para reforçar o atendimento à população.
ASSUNTOS: Amazonas