Aluno é detido pela PF durante protesto em evento na Ufam; vídeo
pq tem militares dentro da @UFAM_ prendendo pessoas ?? pic.twitter.com/5cLjcrqIRQ
— santa (@matheusantarem_) August 10, 2023
Manaus/AM - A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, recebeu o 1º Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia na manhã desta quinta-feira (10). O evento foi marcado por confusão. Um estudante acabou detido por agentes da Polícia Federal.
O incidente ocorreu nas dependências da Faculdade de Estudos Sociais (FES), onde o evento acontecia com a presença do cientista político André Lajst. O estudante e líder estudantil, Christopher Rocha, protestou contra a participação de Lajst no debate.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram agentes portando fuzis conduzindo o estudante para uma viatura da Polícia Federal. Christopher Rocha alegou que o cientista político defende o regime do Apartheid e a limpeza étnica em Israel. Testemunhas dizem que os agentes justificaram a detenção do aluno por desacato à autoridade.
A União da Juventude Socialista (UJS) informou que o estudante detido é o presidente da entidade no Amazonas.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) emitiu nota de repúdio à atuação dos agentes da Polícia Federal. Confira:
"A Diretoria da ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN vem publicamente repudiar a atitude truculenta da Polícia Federal na prisão do estudante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-Ufam) e membro do Conselho Universitário (Consuni), Christopher Souza da Rocha, que, juntamente com outros e outras estudantes, exercia o direito constitucional de livre manifestação política por ocasião da realização do “I Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia”, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no campus da Ufam em Manaus. Ao mesmo tempo solicitamos ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que interceda junto à Polícia Federal pela imediata liberação do estudante."
A Ufam ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Em nota, a Polícia Federal confirmou que o estudante foi detido, mas disse que o mesmo foi liberado logo após prestar esclarecimentos. Confira a nota na íntegra:
"A Polícia Federal foi acionada nesta quinta-feira, 10/8, por meio de ofício expedido pela Reitoria da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, tendo em vista a realização de uma palestra, no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais - FES, no Setor Norte do Campus.
A PF informa que a solicitação foi atendida visando garantir a ordem e a segurança dos palestrantes, bem como dos alunos, professores, convidados e participantes do evento.
Um dos alunos que estava no local do evento foi encaminhado à Superintendência Regional para prestar esclarecimentos sobre eventual crime de desacato e foi liberado em seguida.
Vale mencionar que a Polícia Federal apoia a livre manifestação, que é a garantia constitucional disposta na Constituição Federal de 1988, sendo este direito um dos mais importantes pilares da democracia."
ASSUNTOS: Amazonas