Compartilhe este texto

Gás do Povo alcança mais de 183 mil famílias em Manaus

Por Portal Do Holanda

26/01/2026 11h45 — em
Amazonas


Foto: Ricardo Botelho/MME

Manaus/AM - O programa federal Gás do Povo beneficia 183,1 mil famílias em Manaus com a concessão de um vale no valor médio de R$ 120, equivalente ao botijão de gás de cozinha de 13 quilos. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, e tem como objetivo reduzir o impacto do custo do gás no orçamento das famílias de baixa renda.

Manaus está entre as 17 capitais incluídas na nova etapa do programa, que ampliou a cobertura após a fase inicial lançada em novembro. Em menos de dois meses, o Gás do Povo alcançou a marca de 10 mil pontos de comercialização credenciados em todo o país, conectando uma em cada seis revendas de GLP à iniciativa. A estratégia busca garantir que as famílias tenham acesso ao benefício em locais próximos de suas residências.

A previsão do governo federal é que o programa esteja em pleno funcionamento a partir de março, atendendo 15 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, nos 5.571 municípios brasileiros. Segundo o ministro Wellington Dias, o auxílio permite que famílias em situação de vulnerabilidade redirecionem parte da renda para alimentação e outras necessidades básicas, além de contribuir para reduzir o uso de fontes de energia precárias, como lenha e carvão.

Têm direito ao benefício famílias inscritas no Bolsa Família, com pelo menos duas pessoas, renda per capita de até meio salário mínimo e Cadastro Único atualizado. É necessário ainda que o CPF do responsável familiar esteja regular. As informações sobre elegibilidade, situação do vale e endereços de revendas credenciadas podem ser consultadas no aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas