Alerta da Defesa Civil chega a Manaus após ruas já estarem alagadas; vídeos
Chuva em Manaus causa caos
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) October 14, 2025
Saiba mais em: https://t.co/IVd9y2E8lU pic.twitter.com/sg5Bb2MuR4
Manaus/AM -Uma forte tempestade atingiu Manaus na tarde desta terça-feira (14), causando transtornos generalizados em todas as zonas da capital. O que mais chamou a atenção, contudo, foi o atraso no aviso oficial: o alerta de chuva intensa da Defesa Civil foi emitido por WhatsApp somente às 15h10, quando a cidade já estava sofrendo as consequências do temporal há quase duas horas.
O lapso de tempo entre o início da chuva e o alerta contribuiu para o cenário de caos recorrente em Manaus. Ruas de bairros como Nossa Senhora das Graças (Zona Centro-Sul) e São José foram rapidamente alagadas. Na Rua Antônio Leão, a via virou um "rio", enquanto na Rua Portelinha, a força da água arrastava objetos. Pedestres tiveram que se arriscar, enfrentando a água na altura dos joelhos.
Avenida das Torres pic.twitter.com/UilVzKbDi5
— Aquitemnotícias (@aquitemnoticias) October 14, 2025
Danos e bloqueio de vias
Os fortes ventos e o volume de água provocaram danos estruturais. No Conjunto Ouro Verde, bairro Coroado, parte do telhado de uma casa ruiu. A tampa da caixa d’água da residência foi arremessada e atingiu um carro estacionado na rua. A queda das telhas chegou a bloquear o tráfego de veículos na região.
Apesar dos transtornos como alagações de becos, infiltrações e desabamentos parciais, o alerta oficial foi recebido quando o pior já estava instalado. A situação levanta questionamentos sobre a eficácia e a agilidade dos sistemas de previsão e alerta meteorológico da capital amazonense.
ASSUNTOS: Amazonas