Compartilhe este texto

Desembargador sanciona lei que aumenta contribuição previdenciária no Amazonas

Por Portal Do Holanda

11/12/2019 16h30 — em
Amazonas


Foto: Bruno Zanardo/Secom

Manaus/AM - O governador do Amazonas em exercício, desembargador Yedo Simões, sancionou, nesta quarta-feira (11), duas Leis Complementares e uma Lei Ordinária, referentes a projetos do governo do Estado aprovados ontem (10) pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A mais polêmica delas trata do aumento de 11% para 14% a contribuição previdenciária de servidores do Estado. 

O governo afirma que o ajuste no regime próprio de previdência do Estado foi proposto em atendimento ao que determina a Emenda Constitucional Federal (ECF) n⁰ 103, de 12 de novembro de 2019, que estabelece alíquota mínima de 14% de contribuição previdenciária para Estados, Distrito Federal e Municípios. Em cumprimento a essa determinação, o governo do Amazonas encaminhou à Aleam proposta de ajuste da alíquota de 11% para 14%, percentual mínimo ao previsto na ECF 103/2019.

“Embora represente, num primeiro momento, um impacto para o contribuinte, vai trazer, também um equilíbrio, vai trazer uma garantia para esse contribuinte e você vai ter uma previdência saneada, com a sua saúde financeira equilibrada”, justificou Yedo Simões, que é presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Yedo também sancionou a Lei Ordinária que trata da contratação de operação de crédito junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e a Lei Complementar que dispõe sobre a recuperação de R$ 240 milhões em autos de infração devidos pela Petrobras. 

O governador Wilson Lima está, nesta quarta-feira (11), em viagem de retorno de Madri.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, amazonprev, Manaus, previdência Amazonas, Tjam, Yedo simões, Amazonas

+ Amazonas