Compartilhe este texto

Projeto Quebrando o Coco realiza oficinas gratuitas em Manaus

Por Portal Do Holanda

08/05/2024 17h25 — em
Agenda Cultural


Foto: Jessica Oliveira

Manaus/AM - O grupo Cocada Baré promove aulas gratuitas de coco de roda através do projeto Quebrando o Coco, que acontecerá na Praça Paulo Jacob, no centro de Manaus, de 11 de maio a 15 de junho.

Este ciclo de oficinas, produzido pela Caldo Negro Produções, é a segunda edição do evento e é realizado com o apoio do edital 04/2023 da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O principal objetivo é ensinar o ritmo e a dança do coco de roda, proporcionando aprendizado musical e resgatando os saberes tradicionais e populares que são parte integrante da identidade e cultura local.

As aulas serão ministradas por cinco percussionistas do grupo Cocada Baré, abordando tanto a teoria quanto a prática dos instrumentos, como zabumba, alfaia, triângulo, atabaque, pandeiro, caixa, agbê e ganzá, além da própria dança do coco de roda.

Para participar das oficinas, não é necessário ter um instrumento próprio nem fazer inscrição prévia. Basta comparecer à Praça Paulo Jacob no dia 11 de maio, a partir das 18h00. Dúvidas podem ser esclarecidas através do perfil do grupo no Instagram, @cocadabare.

Esta segunda edição do Quebrando o Coco foi planejada para ser acessível a todos os públicos. As aulas serão realizadas em um espaço que facilita a acessibilidade para pessoas com deficiência e contarão com interpretação em libras, além de uma comunicação e didática simples.

Para viabilizar esta edição, a Caldo Negro Produções, em parceria com o Cocada Baré e o grupo Do Quilombo se Fez Samba Raiz, realizou a formação "Acessibilidade Cultural" no mês de abril. Esta formação abordou a importância da presença da acessibilidade e da cultura do acesso nas produções culturais, garantindo o direito cultural para todos os públicos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Agenda Cultural

+ Agenda Cultural