Documentário "Revelando o Gambá em Libras" promove inclusão cultural no Amazonas
A cultura amazônica ganha um novo patamar de acessibilidade com o lançamento de “Revelando o Gambá em Libras”, documentário dirigido por João Enan. A obra, totalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), mergulha no ritmo tradicional do gambá, popular em Maués, e convida a comunidade surda a se conectar com esse patrimônio cultural imaterial.
Lançado em 25 de junho, aniversário de 192 anos de Maués (a 287 km de Manaus), o documentário foi considerado um presente para o município. A estreia ocorreu no Museu do Homem, reunindo a comunidade surda local, equipe do projeto e moradores, em um evento marcado por emoção e pertencimento.
Protagonizado pela intérprete de Libras Tayssa Priscila, o filme foi concebido com a acessibilidade como uma escolha estética e afetiva. "A cultura precisa ser para todos. Quando a gente comunica o gambá em Libras, a gente expande o alcance dessa tradição e reafirma o valor da comunicação como expressão múltipla de identidade”, afirma o diretor João Enan.
Após o lançamento, o documentário foi exibido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA – Maués) e, em julho, será exibido em cinco escolas públicas de Manaus, acompanhado de rodas de conversa e encontros com estudantes, como parte de uma programação formativa.
"Revelando o Gambá em Libras" está disponível no canal “Cultura de Maués” no YouTube.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Governo do Estado do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal.
ASSUNTOS: Agenda Cultural