Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Aberta a temporada de cruzeiros no Amazonas

Publicado

em


O navio ‘M/S Seabourn Quest’, primeiro dos 22 previstos para a temporada 2015/2016, atracou na manhã deste domingo, 8, no Porto de Manaus, com 723 pessoas. A embarcação originária de Bahamas, no Caribe, veio de Parintins e ficará na capital amazonense até a próxima terça-feira, 10, partindo às 0h. Considerada de alto padrão, trouxe turistas predominantemente dos EUA e Canadá. Eles tiveram a recepção organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
 
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, a estimativa é de que R$ 35 milhões sejam injetados na economia da capital amazonense até maio de 2016, quando encerra a temporada de cruzeiros no Amazonas. “Este ano temos cinco novos navios, um aumento de mais de 20% em relação ao ano passado, o que representa mais de 2 mil turistas na cidade”, afirmou.
 
Ainda de acordo com Bernardo Monteiro de Paula, a expectativa é que a temporada 2016/2017 tenha um número ainda maior de embarcações atracando no porto.
 
O diretor de Marketing da Amazonastur, Nickolas Cabral dos Anjos, ressaltou o reforço na segurança para o receptivo dos turistas com a ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Delegacia do Turista, Polícia Turística (Politur) e Polícia Militar.  Ao todo, são 28 homens da (Politur) responsáveis pela patrulha, com o apoio da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Além disso, toda área do Porto de Manaus está sendo monitorada por câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
 

 
“Há alguns meses começamos a trabalhar a operação da temporada de cruzeiros 2015/2016, no sentido de receber da melhor possível os turistas que começaram a chegar no Estado neste final de semana. Além de trabalhar o receptivo dos navios, os nossos técnicos começam hoje a colher dados para a 12ª edição da pesquisa anual de satisfação, que traça o perfil dos turistas que chegam à cidade por meio dos cruzeiros. Fazemos um acompanhamento de perto no sentido de avaliar os serviços que estão disponibilizados aos turistas”, afirmou. 
 
Três Centros de Atendimento ao Turista (CATs) começam a operar em regime especial por conta da chegada dos cruzeiros. O CAT da Eduardo Ribeiro funcionará de 8h às 12h (sábado, domingo e feriado), durante a semana de 8h às 17h. Do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, todos os dias de 7h às 22h. E o CAT do Porto, quando tiver navio ancorado, no horário de 8h às 17h. 
 
Durante a ação de receptividade, a Manauscult distribuiu material informativo com dicas de visitação e horário de funcionamento dos principais pontos turísticos e culturais da cidade: o ‘Guiatur Manaus’, com conteúdo em inglês. A banda da PM também participou da ação.
 
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, afirmou que haverá uma reunião na próxima quarta-feira, 11, para avaliar as ações de recepção e de promoção no mercado americano.
 
Para o turista Michael Doersching, da Alemanha, a combinação do mar do Caribe com os rios da Amazônia foi o principal atrativo para realizar o cruzeiro. Já a turista July, afirmou que apesar do calor, a paisagem é reconfortante. “Tudo maravilhoso”. Eles seguiram com parte do grupo para passeios às margens do Rio Negro, no Encontro das Águas e no Museu do Seringal.  
 
A temporada de cruzeiros continua até maio de 2016. Até lá, mais de 17 mil turistas terão passado por Manaus. O próximo navio, o 'M/S Regatta' chega à capital em 15 de novembro, com cerca de 1.084 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes.  
 
Apoio
 
Além da Manauscult e da Amazonastur, outros órgãos apoiam as ações de recepção dos cruzeiros, como a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e a administração do Porto de Manaus, entre outros.

+ Agenda Cultural

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.