O futuro feito por pessoas negras: o Afro-futurismo na She’s Tech

Por Portal do Holanda/Átila Simonsen

18/11/2020 16h17 — em 1 Minuto Nerd por Átila Simonsen

O futuro feito por pessoas negras em debate no She's Tech. Foto: Reprodução

A ideia atual de afro-futurismo tomou nova forma nos últimos tempos. De artes e cultura em geral, o termo - e os protagonistas - agora vão mais longe. Os negros são inteiramente responsáveis pela criação e o desenvolvimento da sociedade e, como um todo, co-responsáveis pelo o futuro.

E não é diferente quando falamos de tecnologia e economia, duas frentes que andam juntas, de acordo com Felipe Bonfim, estudante de Ciência da Computação. O integrante do 1 Minuto Nerd falou sobre o assunto durante o painel ‘Afro-futurismo: fomentando tecnologias na teoria e na prática’, na She’s Tech Conference 2020.

Felipe Bonfim na She's Tech Conference 2020

“É um foco porém em tudo. Sempre aconselho que assistam eventos em geral, não apenas daquilo que amam. O mundo é de quem conhece tudo e trabalham com tudo. Caso contrário, não haverá algo que o inspire”, assinalou.

Bonfim participou do painel junto com Rayane Dias e Thays de Lourdes. Juntes, os três foram categóricos sobre a importância de pessoas negras como protagonistas na mudança.

“Empreendedorismo é aprender e não vale nada sem um professor, mentor. Educação, Economia, Sociedade, Marketing, Sistema da Informação… é preciso aprender e colocar em prática tudo junto: o que eu vou fazer? Como  vai alcançar o público que eu quero? Precisamos saber para sermos agente transformador e um discurso que faça a diferença”, resumiu Bonfim.

 

 

E pra quem não conhece, a She’sTech é um movimento que visa fortalecer a presença feminina no setor da tecnologia através de 3 pilares: inspirar, engajar, capacitar mulheres a buscarem conhecimento e empreenderem em carreiras e em negócios com base tecnológica.⠀

A She’s Tech é a maior conferência de mulheres na tecnologia do Brasil e teve início ontem (17), seguindo até o dia 21 (sábado). O evento deste ano é totalmente online, digital e gratuito. É possível acompanhar pelo canal oficial no Youtube e Discord.

 

-

Átila Simonsen

+ Jornalista Geek
+ CEO 1 Minuto Nerd
+ Embaixador Include by Campus Party
+ [email protected]