Compartilhe este texto

Sistema de Monitoramento é criando para melhorar indicadores de saúde no município

Por Portal Do Holanda

30/12/2016 7h34 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passa a contar a partir de janeiro de 2017 com uma nova ferramenta para o acompanhamento e busca de resultados nas ações da Atenção Básica à Saúde. O Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Resolução (Dicar) e o Departamento de Tecnologia da Informação (Dti) lançaram oficialmente o Sistema de Monitoramento dos Indicadores de Saúde de Manaus. O anúncio foi realizado na última quinta-feira, 29, no auditório Deodato de Miranda Leão, na Semsa, para um público formado por coordenadores núcleos e programas e diretores de Unidades Básicas.

Para a saúde municipal, a disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis se constitui em condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e definição de novas ações na saúde pública.

O funcionamento do Sistema de Monitoramento dos Indicadores de Saúde, apresentado pelo diretor de Informática, Rogério Carminé, aos diretores, subsecretárias e secretário, tem entre seus objetivos, buscar agilizar a sistematização de dados entre a sede e as Unidades de Saúde, contribuindo e facilitando a tabulação de casos e incidências de doenças, além de criar as condições de respostas mais rápidas e eficazes aos problemas encontrados nos serviços de saúde disponíveis à população.

A ideia dos idealizadores dessa nova ferramenta de trabalho é, primeiramente, torná-la de conhecimento e domínio de técnicos e diretores nas Unidades Básicas de Saúde. No prazo de 60 a 90 dias, a Semsa prevê a liberação dos dados do Sistema de Monitoramento dos Indicadores de Saúde à população, consolidando a política de transparência de informações e dados da Prefeitura de Manaus no âmbito da saúde pública do município.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: saúde no município, Sistema de Monitoramento, Amazonas

+ Amazonas