Compartilhe este texto

Moraes diz que monitoramento de terroristas vai continuar após Olimpíada

Por Agência O Globo

26/07/2016 13h26 — em
Rio de Janeiro



SÃO PAULO. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que o monitoramento de suspeitos de terrorismo não se restringirá apenas ao período da Olimpíada do Rio, mas será “para sempre”. Moraes fez uma vistoria no Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta terça-feira, ao lado do ministro da Defesa, Raul Jungmann.

— O monitoramento, o rastreamento, a investigação continua não só agora durante as Olimpíadas, mas principalmente em virtude do momento que vive o mundo, diríamos que para sempre — afirmou Moraes, referindo-se à sucessão de atentados em vários países do mundo nas últimas semanas.

Questionado sobre a preocupação do governo com o terrorismo, o ministro disse, no entanto, que não há nenhuma preocupação específica, mas sim um cuidado para garantir que todos se sintam seguros para vir ao Brasil nos Jogos Olímpicos.

— Não há uma preocupação específica, há um cuidado necessário feito com profissionalismo para garantir segurança e tranquilidade absoluta para que todos assistam aos Jogos.

Questionado sobre o acesso às mensagens criptografadas trocadas em aplicativos pelo grupo preso na semana passada na Operação Hashtag, Moraes disse que não poderia comentar o método investigativo para não beneficiar criminosos.

Ele contou que se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para articular a elaboração de um projeto de lei que garanta a liberdade à vida privada, mas também o acesso pelas forças de segurança à mensagens em casos excepcionais, autorizados pela Justiça.

A pedido do presidente interino Michel Temer, Moraes passará a semana vistoriando os principais aeroportos do país. Passarão pelo Aeroporto de Guarulhos 206 delegações estrangeiras e um fluxo de 40% de turistas que irão ao Rio.

Moraes falou sobre a inauguração de um software desenvolvido pela PF que, a partir de dados da Interpol, possibilita identificar estrangeiros com problemas na polícia, além de um outro equipamento que detecta rastros de drogas e artefatos explosivos.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Magino Alves Barbosa Filho, também presente na vistoria, disse que 279 policiais militares trabalharão no aeroporto durante o período da Olimpíada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro