Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Doador de sangue pode ganhar benefício da meia-entrada em Manaus

Publicado

em

Foto: Raphael Alves/TJAM Foto: Raphael Alves/TJAM
Foto: Raphael Alves/TJAM

Manaus/AM - A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberou, na manhã desta segunda-feira (11), o Projeto de Lei 248/2019, de autoria do vereador Amauri Colares (PRB) que institui a meia-entrada em locais públicos de cultura, esporte e lazer para doadores de sangue. Após a deliberação em plenário, a matéria seguiu para análise das Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O projeto de lei prevê que os doadores de sangue precisarão estar registrados na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), identificados por documento oficial expedido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O autor do projeto, vereador Amauri Colares (PRB), destaca a importância da doação de sangue, gesto que salva muitas vidas, e que por ser um ato voluntário precisa ser estimulado. “A nossa proposta quer  incentivar as pessoas a fazerem a doação de sangue”, enfatiza.

Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Palanque eleitoral contaminado por tentativa de manipular órgãos de controle

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.