Siga o Portal do Holanda

Susam

Com 95% dos leitos ocupados, colapso na saúde do Amazonas vai acontecer, diz secretário

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Globo cria sua 'polícia' para patrulhar redes sociais


Manaus/AM - Em resposta ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que em entrevista à CNN disse que a saúde no Amazonas já está em colapso, o titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Rodrigo Tobias, disse que ainda não entrou em colapso, mas que o Estado está a 5% de ficar sem leitos e nos próximos dias o colapso deve acontecer. A declaração do secretário foi dada durante entrevista online do governo nesta segunda-feira (6). 

Rodrigo Tobias disse que o sistema de saúde do Amazonas está no limite, com 95% dos leitos ocupados, com apenas 5% leitos de UTI vazios. Por isso, o secretário afirmou que hoje a saúde ainda não entrou em colapso, mas deve entrar tanto no setor público, como nas unidades privadas.

Uma das justificativas apontadas para a falta de leitos é os casos de pacientes internados com outras síndromes respiratórios agudas graves, algo comum para este período do ano no Estado. 

O secretário afirmou que o governo busca mudar esse cenário com a chegada de novos equipamentos comprados do exterior, mas sem previsão de quando chegarão. Além disso, existe a expectativa de ampliação no prazo de 7 dias do número de leitos clínicos, com o uso da estrutura do Hospital Nilton Lins. Cerca de 400 leitos devem atender casos mais leves de pacientes com o novo coronavírus. 

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.