Compartilhe este texto

Eleição antecipada


Por Raimundo de Holanda

17/02/2017 19h35 — em
Bastidores da Política



De olho em duas vagas de senador, 24 de deputado estadual e oito de deputado federal, além da cadeira  hoje ocupada pelo governador José Melo, os politicos estão nas ruas, antecipando em um ano a disputa eleitoral de 2018.  Os dois senadores cujos mandatos expiram no próximo ano - Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin -  muito provavelmente não tentarão a reeleição, atraindo   mais competidores. Com Arthur fora do páreo, sobra pouca gente com capital politico.    O benefício disso será  a renovação da política.

 Manaus não pode parar

Passado o impacto do anúncio de que está doente, o prefeitto Arthur Neto precisa ou se ausentar imediatamente, como disse ontem, passando a administração da cidade para o vice-prefeito Marcos Rotta, ou começar a trabalhar de forma efetiva, sem meias palavras, com foco exclusivo na cidade e seus grandes problemas estruturais.

Para quem reiniciou o segundo mandato em 1.º de janeiro, Arthur tem o dever de  oferecer contrapartida à confiança que o eleitor depositou nele. A melhor forma de retribuir é trabalhar .

O tal 'fator x'

Pensando que poderia ‘encurralar’ o governador José Melo nas cordas, na questão da tarifa de ônibus, o prefeito Arthur Neto acabou sendo surpreendido com um potente golpe surpresa: o ‘fator X’.

Educado, mais irônico, o governador admite que o Estado pode rever a concessão do subsídio à tarifa se o prefeito retirar do custo o tal “fator X’, o que deixaria o valor em R$ 3, sem prejuízo para as empresas.

Um consultor econômico com trânsito nas empresas de ônibus de Manaus explicou que o chamado “fator X” é a parte não republicana dos 'negócios' públicos...

Sabino e os pescadores do Mar

Os trabalhadores da pesca e suas entidades foram ontem à Assembleia Legislativa buscar apoio dos deputados para impedir a extinção do Seguro-Defeso. E olha só quem estava lá defendendo a classe: o deputado federal Sabino Castelo Branco.

@@@

Embora seja deputado pelo Amazonas, Sabino não tem muita ‘intimidade’ com a pesca regional, tanto que em 2009 relatou um PL nº 5.639, sobre o pagamento de adicional de insalubridade aos pescadores profissionais. Do mar.

@@@

Sabino não acrescentou uma vírgula ao projeto, muito menos qualquer ‘menção’ aos nossos pescadores dos rios amazônicos, que trabalham nas mesmas condições insalubres dos pescadores do mar.

Tensão nos estados

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que assegurou pagamento indenizatório a um detento que ingressou na Justiça denunciando condições degradantes da prisão, há o temor de que a onda vire moda nacional e atormente as secretarias que administram o sistema penitenciário em muitos estados.

Mineração deslancha

A possibilidade de o Go­ver­no Fe­de­ral re­ver as res­tri­ções à ati­vi­da­de de mi­ne­ra­ção em zo­nas de fron­tei­ra abre um vasto cenário de grandes perspectivas para a Nova Matriz Econômica do governador José Melo, que inclui o setor mineral.

@@@

O presidente Michel Temer anunciará a novidade, oficialmente, em março no Canadá, durante evento global de mineração, com o objetivo de atrair investidores internacionais.

Melo em Caapiranga

Com os deputados estaduais Belarmino Lins (Pros) e Josué Neto (PSD) a tiracolo, o governador José Melo (Pros) passa a manhã inteira deste sábado em Caapiranga, onde vai inaugurar o primeiro trecho da estrada do Membeca e uma escola na comunidade de Araras.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Manaus, onibus, percentual plus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.