Compartilhe este texto

Falta atitude no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

23/06/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



O  Amazonas está  vivenciando um fato, mais um, aliás, que põe em evidência a sua  falta de atitude firme com as causas que afetam o  progresso. Nos últimos 12 anos o governo federal deixou o CBA ao sabor da correnteza, até virar um elefante branco. Agora vai ser descartado de sua finalidade de ser o indutor da pesquisa tecnológica na Amazônia. E ninguém se manifesta como deveria. O dedo em riste é só no discurso. Talvez seja bom demais o Inpa fechado em sua vaidade acadêmica e o Emílio Goeldi, que é um museu, atuando cada vez mais forte na pesquisa sobre a biodiversidade amazônica.

E o CBA poderá ser transformado num centro aferidor de pesos e medidas. Pelo menos seus mais de 20 laboratórios de alta tecnologia vão dar suporte ao Fantástico na hora de mostrar ao consumidor o que tem segurança para o consumo, ou não. O pior é que há quem concorde com isso. Moral da história: o nosso imobilismo é político, é econômico, e agora também científico.

 A GREVE DA SUFRAMA

Empresários e deputados estaduais têm seguido a cartilha do PT na questão da Suframa. Reuniões, sugestões e debates, e mais reuniões para mais sugestões e propostas. Na última delas, CDLM, o tributarista Adjuto Afonso e o economista Serafim Correa discutiram com o comércio possíveis soluções para amenizar os impactos causados pela greve dos servidores da Suframa. Saiu uma decisão, a criação de um Fórum Permanente na Assembleia Legislativa, para manter acessa a discussão. 

USOU E NÃO PAGOU

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado Yara Amazônia dos Santos concedeu liminar solicitada pela em empresa MG Comércio de Materiais Para Uso Médico no sentido de que a Prefeitura de Coari justifique, em cinco dias, as razões do não pagamento à empresa referente ao fornecimento de materiais nos meses de março, abril, outubro e novembro de 2014.

MAIS DO MESMO

Se semana passada foi negra para a presidente Dilma Rousseff, com as más notícias sobre a 14ª etapa da Lava-Jato, queda de popularidade, prestação de contas empacadas no TCU, a segunda-feira continuou do mesmo modo, com estimativa da inflação para 2015,  medida pelo IPCA, passando de 8,79% para 8,97% até o fim do ano. No acumulado de 12 meses já atingiu 8,47%.

MESA DO CIMENTO

Uma Mesa Redonda da Câmara Federal será realizada em Manaus na próxima sexta-feira, para discutir a aplicação de subsídios para a indústria e comércio do cimento. O motivo, a crise na construção civil que já atinge numero recorde de demissões em todo o país. Não está confirmado, mas o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha poderá vir para o evento, na Assembleia Legislativa.

O RISCO BRASIL

O Brasil está vivenciando um momento perigoso. Uma nova crise irrompe dentro da crise que atinge a moral, a política e a economia. A intolerância religiosa que já deixou a Europa banhada em sangue no passado e quase pôs a perder a mudança pacifista de Gandhi, na Índia, está nas ruas. E é atiçada por pessoas de grande expressão midiática. O bate boca público entre o jornalista Ricardo Boechat e o pastos evangélico Silas Malafaia torna-se lenha na fogueira das redes sociais. E move atentados contra inocentes nas minorias, religiosas e sociais. Se o governo não agir os demônios se soltam...

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.