Compartilhe este texto

Arena da Amazônia no páreo para sediar jogos das Olimpíadas 2016

Por Portal Do Holanda

11/01/2015 15h13 — em
Amazonas



Foto: Divulgação

Diante de uma vontade coletiva de reviver um evento esportivo mundial em Manaus após os bem-sucedidos jogos da Copa do Mundo na Arena da Amazônia em 2014, chegou a notícia da abertura de duas novas vagas para sedes dos Jogos Olímpicos de 2016, surgindo a dúvida sobre o papel que a cidade terá nas olimpíadas.

Cinco cidades estão definidas como sede de jogos e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, já declarou que o evento poderá ainda ter até duas sedes a mais para as disputas futebolísticas.  É que a Fifa, responsável pela modalidade, está preocupada com o desgaste que os gramados das cinco sedes definidas sofrerão com a agenda constante de jogos no masculino e feminino, negociando assim a inclusão de mais estádios.

Mas de acordo com a assessoria da imprensa do Comitê Organizador Rio 2016, ainda que essas duas vagas sejam abertas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, quem escolherá as novas anfitriãs dos jogos de futebol será a própria Fifa, por ser a entidade máxima na categoria (futebol) e coordenadora das partidas.  

 A Fundação Vila Olímpica, responsável pela administração da Arena da Amazônia, já começou a pleitear a escolha da Arena para os jogos desde o anúncio do COB sobre a possível abertura de novas sedes. É uma nova chance para os estádios que tentaram ingressar no grupo olímpico desde 2014 e ficou de fora da lista por conta das sedes já estarem definidas como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Agora, essas possíveis vagas devem ser confirmadas ainda em fevereiro.

De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016: “O estádio, sendo da Copa, nos dá certeza de que estará em condições. Tanto o campo quanto o estádio terão condições. Na hora em que forem distribuído os grupos, que é masculino e feminino, a Fifa vai estabelecer isso de acordo com o que cada cidade oferece", e o custo da logística para o futebol nas sedes dos Jogos Olímpicos é menor que o gasto durante a Copa do Mundo de 2014 e que a Fifa vê com relevância os serviços como  hospedagem, transporte e aeroportos – pontos pelos quais Manaus foi bem avaliada no ano passado.  

Além de Manaus (AM), disputam pelas vagas os estádios de Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), e Cuiabá (MT).

"Há muitas cidades interessadas, mas vamos ter que negociar com elas as condições se tivermos que fazer, mas sempre em conjunto com a Fifa e a CBF”, disse Nuzman.

Veja também


  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: Arena da Amazônia, jogos olimpicos 2016, Manaus, manaus olimpíadas 2016, Amazonas

    + Amazonas