Manaus recebe nova edição de ‘Líderes que Inspiram’
Manaus/AM - Focado em ampliar as perspectivas educacionais e profissionais de jovens atendidos por organizações da sociedade civil de diferentes locais do Brasil, o projeto “Líderes que Inspiram” retorna para mais uma edição em Manaus. A iniciativa de voluntariado social do Instituto Nelson Wilians (INW) promoverá um intercâmbio de experiências com beneficiários da organização “O Pequeno Nazareno” na próxima sexta (20).
Com estimativa de atender aproximadamente 50 jovens, entre 15 e 21 anos de idade, a ação será realizada a partir das 13h na sede da associação beneficente que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Rua Uiana, nº 215, bairro Colônia Terra Nova). Desde 2022, a capital amazonense foi palco de quatro edições do “Líderes que Inspiram”, que impactaram diretamente 557 jovens do Amazonas.
Presidente do INW – organização sem fins lucrativos criada em 2017, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais existentes no país –, a advogada e administradora Anne Wilians detalha que o novo encontro será estruturado em dois momentos: Inspiração, em que os voluntários compartilham suas trajetórias educacionais e profissionais; e Mentoria, em que orientam os jovens na elaboração de planos concretos para alcançarem seus objetivos profissionais e educacionais.
“O ‘Líderes Que Inspiram’ se baseia nas histórias inspiradoras dos voluntários da comunidade NW e inclui uma mentoria personalizada, focada em educação e carreira. Nosso objetivo é que, por meio dessas experiências, os jovens reconheçam a educação e o trabalho como ferramentas essenciais para superarem as barreiras impostas pelas desigualdades sociais, visualizando-se, assim, em universidades, cursos técnicos e em carreiras profissionais de sucesso”, pontua.
Ações Transformadoras
A nova edição contará com a participação de dez profissionais do Nelson Wilians Advogados (NWADV), que atuarão como voluntários do INW. Gerente de Projetos Sociais do Instituto, William Ruiz explica que o projeto é uma oportunidade para que os profissionais do maior escritório de advocacia empresarial da América Latina doem um pouco dos seus tempos, conhecimentos e habilidades.
Segundo ele, durante os encontros, os voluntários – escolhidos com base em competências essenciais, como empatia, liderança e autodesenvolvimento – desenvolverão um “Plano de Voo” junto com os jovens participantes. “Este plano definirá estratégias e ações a serem realizadas nos próximos seis meses, com o objetivo de aproximar a juventude de seus sonhos e metas profissionais e educacionais. A mentoria é personalizada para atender às necessidades e aspirações individuais de cada jovem”, destaca.
Diretora jurídica da filial amazonense do NWADV, a advogada Mariana Monte Alegre Serafim enfatiza que, ao longo de toda sua trajetória, o “Líderes que Inspiram” busca propiciar às juventudes beneficiárias de organizações sociais uma experiência que possibilite a criação de novos repertórios a partir de histórias de vidas reais, englobando eventuais adversidades, estratégias utilizadas e desafios superados.
“A iniciativa de voluntariado social nasceu com a proposta de beneficiar juventudes com ações transformadoras, acesso à informação sobre direitos, estímulo à cidadania ativa e fomento da cultura da legalidade. Acreditamos que o intercâmbio de experiências promovido pelo projeto pode inspirar e empoderar jovens. Às vezes, uma simples referência profissional pode ser transformadora”, salienta.
ASSUNTOS: Amazonas