Praia da Ponta Negra é interditada após Rio Negro sofrer descida extrema
Manaus/AM - A Praia da Ponta Negra está interditada para banhos a partir desta terça-feira (17). Isso porque o Rio Negro está abaixo da cota mínima de segurança permitida que é 16 metros.
Na medição de hoje (17), a marca do rio está em 15,77 metros em decorrência da seca severa, que ao que tudo indica, será a maior da história do Amazonas.
Segundo a prefeitura, a decisão de interditar a praia é uma medida de segurança que tem o objetivo de evitar afogamentos, uma vez que entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, podem ocorrer alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.
A interdição está embasada no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que determina a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.
Uma nova avaliação deve acontecer no início de dezembro, mas até lá, ninguém deve se arriscar. Placas de orientação da interdição estão sendo instaladas pela Prefeitura de Manaus para ciência dos frequentadores do espaço.
ASSUNTOS: Amazonas