Ventania provoca 16 desabamentos e deixa mais de 130 mil pessoas sem energia na Grande São Paulo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ventania que atingiu São Paulo entre a noite de domingo (27) e a manhã desta segunda (28) provocou ao menos 16 casos de desabamentos ou desmoronamentos na capital paulista e na região metropolitana, de acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros.
A corporação também recebeu 86 chamadas devido a queda de árvores na região. Não existem informações sobre vítimas, até o momento.
A expectativa é que as rajadas de vento que atingiram a Grande São Paulo na madrugada continuem até o final do dia.
A Enel afirma que ventos com rajadas acima de 60 km/h atingiram a área de concessão da empresa e provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos da rede de distribuição de energia.
Na capital, ainda segundo a Enel, os bairros mais afetados são Cidade Dutra, Guaianazes, Grajaú, Jardim São Luís e Jabaquara. Ao menos 138 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo estão sem energia nesta segunda.
"Reforçamos as equipes em campo que, no momento, atuam para normalizar o fornecimento de energia para 1,91% das unidades atendidas por nós na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital", diz em nota a empresa
"Nossas equipes já foram reforçadas e estão prontas para atender possíveis ocorrências, como quedas de árvores ou galhos sobre a rede elétrica", disse a Enel em nota.
O vendaval também atingiu o litoral paulista durante a madrugada desta segunda e causou estragos na região. Rajadas de vento que chegaram a 93 km/h provocaram quedas de árvores, destelhamento de casas e a paralisação das operações da travessia da balsa de Guarujá a Santos. Ao menos uma mulher ficou ferida em São Sebastião.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de perigo para a ventania no litoral paulista, que era válido inicialmente até as 12h desta segunda, mas que seguirá até as 23h59 de terça-feira (29).
No período, poderá ocorrer "intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla".
O alerta é válido para Baixada Santista, litoral sul, Vale do Paraíba, região metropolitana de São Paulo e região de Itapetininga.
A Defesa Civil também emitiu alerta, afirmando que há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas.
ASSUNTOS: Variedades