Marcelo Lima foi eleito prefeito ao derrotar candidato de Bolsonaro em berço do PT
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Marcelo Lima (Podemos), afastado do cargo nesta quinta-feira (14) em operação da Polícia Federal que investiga lavagem de dinheiro e corrupção, foi eleito prefeito de São Bernardo do Campo (SP) derrotando no segundo turno Alex Manente (Cidadania), que contava com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na cidade, que é berço político do PT e de Lula, Lima conseguiu a vitória ao posicionar-se ao centro na reta final de campanha. O candidato do PT, deputado estadual Luiz Fernando, ficou em terceiro lugar no primeiro turno.
Lima já foi eleito vereador em São Bernardo em 2008 e 2012. Ele se elegeu vice na chapa de Orlando Morando (PSDB), ex-prefeito da cidade e atual secretário da Segurança Urbana de São Paulo, nas eleições de 2016 e 2020.
Em 2022, foi eleito deputado federal, mas teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por infidelidade partidária ao trocar o Solidariedade pelo PSB.
Ao se eleger, Lima já enfrentava medidas cautelares relacionadas a uma denúncia de 2021 do Ministério Público envolvendo irregularidades em licitações de quando era, além de vice-prefeito, secretário de Serviços Urbanos em São Bernardo.
O tema foi explorado na reta final de campanha, com o opositor Alex Manente questionando como um candidato afastado da secretaria no município poderia ser prefeito.
Segundo Lima, o assunto foi deturpado para alimentar fake news na campanha. Ele nega que a situação possa interferir no mandato como prefeito. A última manifestação do Ministério Público de São Paulo sobre o caso, de setembro de 2024, aponta que não foi negado a ele o exercício de outras funções públicas além daquela ligada à secretaria de Serviços Urbanos, cargo do qual foi à época afastado.
Após a posse, Marcelo Lima disse que a saúde seria sua prioridade à frente da gestão municipal.
ASSUNTOS: Variedades