Compartilhe este texto

Adoção da IA já afeta empregos para estudantes na Irlanda, diz governo

Por Reuters

18/02/2026 14h12 — em
Tecnologia



DUBLIN, 18 Fev (Reuters) - Evidências preliminares sugerem que a inteligência artificial está enfraquecendo as oportunidades de emprego em algumas áreas da economia irlandesa voltada para a tecnologia, especialmente para jovens recém-formados, segundo pesquisa realizada pelo departamento de Finanças da Irlanda.

O forte mercado de trabalho da Irlanda está relativamente mais exposto à IA do que a média das economias avançadas, dada a alta concentração de empregos nos chamados setores intensivos em conhecimento, como tecnologia, ciência e serviços financeiros, afirmou o departamento.

O emprego em categorias em risco de perturbação pela IA, que incluem tecnologia e serviços financeiros, cresceu cerca de 4% entre 2023 e 2025, em comparação com 4,5% entre empresas de risco médio e 6,25% na categoria de baixo risco.

O emprego entre pessoas de 15 a 29 anos no grupo “em risco” caiu 1% nesse período e 20% apenas entre as empresas de tecnologia, mesmo com o emprego entre trabalhadores de tecnologia com idades entre 30 e 59 anos tendo crescido 12% durante esse período.

A pesquisa também descobriu que, em setores com menor exposição à IA, o crescimento do emprego entre os trabalhadores mais jovens superou o dos trabalhadores mais velhos.

Embora os pesquisadores tenham afirmado que isso indica que os resultados não podem ser explicados por uma recessão entre os trabalhadores mais jovens de forma mais ampla, eles também disseram que pode ser prematuro atribuir as mudanças exclusivamente aos efeitos de substituição impulsionados pela IA.

O ministro das Finanças, Simon Harris, disse que a análise sugere que a Irlanda pode estar na vanguarda das mudanças no mercado de trabalho impulsionadas pela IA e que o governo deve investir na qualificação e requalificação dos trabalhadores em setores expostos.

(Por Padraic Halpin)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia