O nome da mulher que, na última sexta-feira, agrediu a babá Cláudia Gonzaga Lima, 40, e atirou na perna do advogado Ygor Colares, 35, é Jussana Machado. No sábado 19, quando o caso foi divulgado, ela aparecia com outros três prenomes: Juçana, Juçara e Jussara. Este último grafado pelo G1.Globo, o único site que, no início da noite, divulgou o nome da mulher que apanhou da Jussana (até então era apenas “babá” nos veículos de comunicação). Agora, o nome está definido. Ela continua presa, da mesma forma que o marido, o investigador Raimundo Nonato Machado, de quem recebeu a arma usada para balear o advogado.
A confusão com o nome da agressora, a ausência do nome da babá e falta de outras informações nas matérias sobre o caso que chegou ao Jornal Nacional, da TV Globo, foi objeto da coluna deste domingo (“Quatro nomes e a mesma agressora”). A coluna checou algumas publicações e constatou que, em pelo menos duas, aparecia o nome da mesma personagem escrito de maneira diferente, no mesmo texto. Ou seja: duas grafias diferentes para o mesmo nome. O que revela, no mínimo, um grande descuido. Uma dessas publicações estava no Portal do Holanda.
Quatro nomes e a mesma agressora
O motivo da briga também não foi citado nas primeiras reportagens. Por outro lado, a mídia, como esperado num caso igual a esse, reservou um grande espaço para informar ao público, incluindo a prisão do casal. Nesta segunda-feira 21, o caso continuou em evidência. A Câmara Municipal de Manaus já anunciou um processo para cancelamento e devolução da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa. É uma das maiores condecorações do legislativo municipal, concedido a Raimundo Nonato, em 2021, graças a um projeto do vereador Allan Campelo (Podemos).
SEGUNDA EXONERAÇÃO?
De acordo com o G1 AM, ”além de investigador, Raimundo é mestre em Jiu-Jitsu 7º Dan, reconhecido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ) e pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro (IBJJF). Ele é um dos líderes da academia Nova União de Jiu-Jítsu, em Manaus”. Eis o motivo do recebimento da Medalha da Câmara Municipal de Manaus. O outro lado: Raimundo Nonato foi exonerado da PC em 2010. Teve o cargo restituído por decisão judicial. O motivo do afastamento não foi explicado na entrevista coletiva desta segunda-feira, com a presença do delegado-geral Bruno Fraga. Corregedoria abriu processo que pode resultar em expulsão. Ou em segunda exoneração. Tudo afirmado na coletiva.
O Portal do Holanda publicou 11 matérias sobre o assunto, a partir de sábado. A última, desta segunda-feira, informa que o condomínio Life Ponta Negra (zona oeste de Manaus), onde tudo aconteceu, não deseja mais a presença do casal no prédio. Um trecho da nota divulgada explica: o pedido será levado ao Judiciário, para que “os moradores agressores sejam liminarmente afastados do convívio social do condomínio”. Uma assembleia está agenda para o dia 31 deste mês, para avaliar a decisão.
Condomínio pede afastamento de casal que agrediu babá e atirou em advogado em Manaus
Essa história tem tudo para ser bem comprida. Ainda falta, por exemplo, a parte da Cláudia, a babá. Ao G1 AM, ela contou que se recupera à base de calmante. Tenta entender o que aconteceu. É de uma família da área rural de Manaus. O que mais? Não se sabe. Mas não se pode saber sem perguntar. Falta a imprensa perguntar. É preciso ter interesse em perguntar. Ou não há interesse? Eis a questão.

