Compartilhe este texto

Polícia desmantela esquema de grilagem de terras e prende 5 pessoas em no Amazonas

Por Portal Do Holanda

18/07/2019 12h07 — em
Policial


Foto: Portal do Holanda

Manaus/AM - A polícia deflagrou nessa quarta-feira (17), uma operação de combate a grilagem e ao desmatamento de uma área de preservação permanente localizada na BR-319, no entorno do município Careiro Castanho, no interior do Amazonas.

A ação foi fruto de uma denúncia do Ministério Público que aponta crimes ambientais e invasões de terra na área que estariam ocorrendo há mais de 10 anos.

No decorrer dos trabalhos, a polícia descobriu não só o desmatamento em massa, como também várias construções irregulares. Entre elas, chamou a atenção o alojamento de uma igreja que abrigava 23 pessoas por meio de um suposto projeto social.

Segundo a delegada Carla Biaggi, o grupo estaria ali para fazer tratamento contra dependência química, porém, estariam sendo exploradas para trabalhar na extração ilegal dos recursos naturais da área. Ela explica que o projeto não poderia funcionar no local, já que nada poder ser construído ou devastado ali.

Outro crime constatado foi a presença de animais silvestres mantidos em cativeiro. No local foram apreendidos dois papagaios, além de equipamentos como quatro motoserras, machados, pás e etc. Na ocasião, 23 pessoas foram levadas para serem ouvidas, destas cinco foram detidas e duas foram presas.

Biaggi esclarece que os presos não serão apresentados para não atrapalhar o trabalho da polícia, que ainda busca identificar o principal responsável pelo desmatamento.

Ela garante que essa é apenas a primeira operação da Delegacia Especializada em Crimes Ambientais contra o meio Ambiente e Urbanismo (Dama) deste ano e que outras devem ocorrer nos próximos meses. Só em Manaus, a Dama investiga cerca de 17 invasões que podem estar ligadas a grilagem de terra.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, grilagem, presos, Policial

+ Policial