Siga o Portal do Holanda

Desmatamento ilegal

Polícia desmantela esquema de grilagem de terras e prende 5 pessoas em no Amazonas

Publicado

em

Foto: Portal do Holanda Foto: Portal do Holanda
Foto: Portal do Holanda

Manaus/AM - A polícia deflagrou nessa quarta-feira (17), uma operação de combate a grilagem e ao desmatamento de uma área de preservação permanente localizada na BR-319, no entorno do município Careiro Castanho, no interior do Amazonas.

A ação foi fruto de uma denúncia do Ministério Público que aponta crimes ambientais e invasões de terra na área que estariam ocorrendo há mais de 10 anos.

No decorrer dos trabalhos, a polícia descobriu não só o desmatamento em massa, como também várias construções irregulares. Entre elas, chamou a atenção o alojamento de uma igreja que abrigava 23 pessoas por meio de um suposto projeto social.

Segundo a delegada Carla Biaggi, o grupo estaria ali para fazer tratamento contra dependência química, porém, estariam sendo exploradas para trabalhar na extração ilegal dos recursos naturais da área. Ela explica que o projeto não poderia funcionar no local, já que nada poder ser construído ou devastado ali.

Outro crime constatado foi a presença de animais silvestres mantidos em cativeiro. No local foram apreendidos dois papagaios, além de equipamentos como quatro motoserras, machados, pás e etc. Na ocasião, 23 pessoas foram levadas para serem ouvidas, destas cinco foram detidas e duas foram presas.

Biaggi esclarece que os presos não serão apresentados para não atrapalhar o trabalho da polícia, que ainda busca identificar o principal responsável pelo desmatamento.

Ela garante que essa é apenas a primeira operação da Delegacia Especializada em Crimes Ambientais contra o meio Ambiente e Urbanismo (Dama) deste ano e que outras devem ocorrer nos próximos meses. Só em Manaus, a Dama investiga cerca de 17 invasões que podem estar ligadas a grilagem de terra.

Caso da busca na casa de Igor e Paola Valeiko: Promotor errou, mas juiz errou mais

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.