Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Como imobilizar um criminoso

Publicado

em

Por

O segundo simulado das forças estaduais de segurança para a Copa do Mundo de 2014 será realizado dia 26.O local escolhido para o  que vem sendo chamado de "ensaio técnico"  será  o Porto Privatizado de Manaus.  Um  crime de homicídio e prisão em flagrante do autor está no roteiro do ensaio. As instituições da área de segurança pública terão que atuar de forma integrada na ocorrência. Além do assassinato, as polícias irão se deparar com duas vítimas feridas.


 

Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, neste segundo simulado de segurança, a ideia é treinar as forças de segurança para atuar numa ocorrência crítica em uma área separada dos locais de grande concentração do público. Por isso, a ação será feita no Centro de Manaus.

 
Ele ressalta que as forças serão acionadas por meio de um Centro de Comando e Controle Regional do Sistema de Segurança Pública, que, durante os jogos da Copa do Mundo, será responsável por coordenar as ações de segurança.  "As forças precisam estar preparadas para todo tipo de ocorrência crítica, inclusive aquelas que poderão ocorrer fora da área de jogos ou festejos", disse.


De acordo com o coronel Dan, o sistema de segurança irá se deparar com um crime de homicídio no Porto de Manaus no mesmo horário de um evento da Copa, distante do Centro de Comando e Controle do Sistema de Segurança. “No primeiro ensaio técnico realizado em março, simulamos uma situação crítica na própria área de Fan Fest. Agora, queremos testar a atuação das forças estaduais em local separado das grandes aglomerações”, disse.

 

Avaliação - No contexto geral, a ideia é avaliar o tempo de atendimento da ocorrência e os procedimentos de investigação como o isolamento do local do crime serão adotados pela Polícia Civil e Polícia Militar, explicou o delegado João Neto, representante da Polícia Civil na Câmara Temática da SSP/AM.

 

Na ação estarão envolvidos cerca de 150 policiais e servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha do Brasil e Polícia Federal. Os ensaios técnicos coordenados pela SSP estão previstos no plano de segurança estadual para a Copa do Mundo.
 

NULL

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.