Prefeitura mantém monitoramento aos casos de H1N1 durante o Carnaval
Manaus/AM - Com equipes de saúde em alerta, a Prefeitura de Manaus manterá o monitoramento e atendimento prioritário aos pacientes que apresentarem quadro de Síndromes Virais durante todo o Carnaval. Das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que referenciam o tratamento da Influenza A - causada pelo vírus H1N1 - dez estarão em funcionamento nos dias de ponto facultativo e um no domingo carnavalesco.
Neste sábado, 2, o prefeito em exercício Marcos Rotta percorreu diversas unidades em companhia do secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, para verificar a demanda pelo medicamento antiviral Tamiflu, bem como o abastecimento e o controle na dispensação do remédio para a população.
Segundo Rotta, as visitas técnicas serviram para se ter um ‘raio-x’ muito próximo da realidade a respeito do comportamento das pessoas em relação ao avanço do H1N1.
O prefeito em exercício lembrou, ainda, que no início da semana houve muitas informações desencontradas sobre a doença, como tratá-la e preveni-la. Ele reforçou que Manaus ainda espera a liberação das vacinas contra a Influenza A, pelo Ministério da Saúde, prevista para a segunda quinzena de março, conforme produção no Instituto Butantan.
Funcionamento no Carnaval
As dez unidades de saúde da prefeitura vão obedecer a horários especiais: na segunda-feira (4/3), das 8h às 17h, e na Quarta-Feira de Cinzas (6/3), das 12h às 17h. Entre os serviços oferecidos, estarão o atendimento clínico e de enfermagem, a distribuição de medicamentos, a realização de curativos, nebulização e a aplicação de vacinas de rotina.
Confira as unidades por zona:
ZONA LESTE
UBS Dr. José Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, S. José II
UBS Maria Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II
ZONA NORTE
UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº15, Cidade Nova I
UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Cidade Nova
UBS Major Sálvio Belota – Ruas das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina
ZONA SUL
UBS José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/nº, Chapada
UBS Morro da Liberdade – R. São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade
ZONA OESTE
UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória
UBS Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/nº, Compensa II
ASSUNTOS: h1n1, Manaus, rotta, Amazonas