Compartilhe este texto

Fundador da TV Lar, José Azevedo morre aos 84 anos

Por Portal Do Holanda

23/06/2018 19h42 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

SÃO PAULO - O empresário e fundador do grupo TV Lar, José Azevedo, morreu aos 84 anos neste sábado(23) em São Paulo(SP) vítima de embolia pulmonar. 'Seu Zé Azevedo', como era conhecido, contribuiu com a expansão e consolidação do comércio no Amazonas, ao fundar há mais de 50 anos a importadora amazonense.

José dos Santos da Silva Azevedo nasceu em 23 de Julho de 1933, na cidade portuguesa de Albergaria-a-Velha, vindo para o Amazonas, com a família, em 1934. Técnico em eletrônica e em contabilidade José Azevedo montou a primeira loja em 1964, especializada em componentes eletrônicos e de consertos em aparelhos de rádio, na rua Henrique Martins, Centro.   

Três anos depois, com a criação da Zona Franca de Manaus, Azevedo passou a importar televisores e aparelhos eletrônicos, entre outros produtos, como motores de popa, por exemplo, tornando-se uma das referências no comércio varejista de Manaus.

O empresário também era cônsul honorário de Portugal – o que lhe rendeu a Comenda da Ordem do Mérito, em 1987, pelo então presidente português, Mário Soares -, além de ter integrado a Federação Amazonense do Comércio (Fecomercio/AM), o Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas (Sincovam) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA).

O prefeito de Manaus, Arthur Neto,  lamentou a morte do empresário e ressaltou que não só Manaus, mas o país perdeu um homem visionário que contribuiu fortemente para desenvolver tanto o comércio varejista na capital bem como em todo o Amazonas, por meio das lojas do grupo TV Lar, distribuídas na capital, interior do Estado e também em Roraima.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) também enviou uma nota de pesar destacando a contribuição do empresário para o Amazonas "Lamentamos muito essa perda e desejamos força à família nesse momento. Ele foi um homem de garra, sempre ativo nas atividades empresariais do Amazonas. Participava das reuniões, ia pessoalmente aos eventos e falava em defesa da nossa economia. Fica o legado de luta e conquistas e o exemplo para as gerações", ressaltou o presidente do sindicato patronal da construção civil, Frank Souza.

A família do empresário ainda vai divulgar o local do velório. 

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: fundador, josé azevedo, TV Lar, Amazonas

+ Amazonas