Siga o Portal do Holanda

AULA EM CASA

Aulas das turmas do 4º e 5º ano começam nesta quarta-feira em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os vilões da pátria amada


Manaus/AM - As aulas para as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, do “Aula em Casa”, voltadas para alunos da rede pública municipal e estadual, iniciam nesta quarta-feira, 1°/4. O projeto faz parte de um forte trabalho da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, por conta da pandemia causada pela Covid-19. O objetivo é envolver estudantes, professores e familiares em uma grande rede para dar continuidade ao fluxo de aprendizagem com qualidade, sem sair de casa e sem se expor ao novo coronavírus.

"Educação, para mim, é o início de tudo, inclusive do exercício da cidadania e da garantia de um Estado democrático. Por isso, é um dos setores nossos que não pode parar e, desde já, agradeço aos educadores, pais e alunos pela compreensão. A parceria com o governo estadual é uma prova de que convergir na vida pública é a arte de afastar pontos de divergência para concentramos no que é de interesse de ambos os governos, municipal e estadual, que é o bem da nossa população. Com isso, damos um ótimo exemplo ao Brasil, especialmente neste momento, em que só juntos venceremos esse novo coronavírus", declarou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estado de Educação e Desporto (Seduc), estudantes da rede pública municipal e estadual têm aulas em casa, em horário determinado na TV aberta, ou por sites e aplicativos, onde também podem interagir e tirar dúvidas.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, apontou que a iniciativa foi tomada para colaborar com uma estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus. “Por recomendação das autoridades de saúde, tivemos que suspender as aulas por pelos menos 30 dias, talvez chegando a 60 dias, e o isolamento social é a medida mais eficaz para reduzir a curva e não sobrecarregar os serviços de saúde para os casos que se agravam”, explicou a secretária, que acrescentou também que é um dever da Semed oferecer  algum tipo de serviço e apoio educacional para as crianças, adolescentes e familiares que estão em casa. 

“Por conta disso, estamos convidando todos os nossos professores a se engajarem, se envolverem no projeto aula em casa, seguir as nossas orientações. Estamos longe de uma situação ideal, mas não poderíamos ficar de braços cruzados. Temos por dever dar uma resposta para sociedade e colaborar nesse momento tão difícil que o mundo inteiro está vivendo”, completou Kátia.

 

Acesso

Para ter acesso, alunos, pais e professores devem sintonizar na TV aberta no canal 2.5, a partir das 14h40 para as aulas de 4º ano, e às 15h30 para as turmas do 5º ano.

Nesta nova fase do projeto, mais de 46 mil alunos de 4° e 5° ano da Semed serão atendidos pela iniciativa. Ainda no mês de abril, no próximo dia 6, começam as aulas para mais 75 mil estudantes, da rede municipal, de 1º ao 3º ano,  do ensino fundamental, bem como atividades diversificadas voltadas para mais de  50 mil crianças, de 1 a 5 anos, da educação infantil. As aulas que iniciarão, bem como as ações para os pequenos da infância, também serão transmitidas no canal 2.5. As datas e os horários estão disponíveis nas redes sociais da Semed e da Seduc.

Atualmente, mais de 55 mil alunos da Semed, do 6° ao 9° ano, já estão em aulas não presenciais desde o dia 23 de março.

As aulas são gravadas no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Seduc-AM. A rede estadual é responsável pelos conteúdos produzidos para as turmas de 6° ao 9° ano do ensino fundamental e 1° ao 3° ano do ensino médio, e a rede municipal para as de 1° ao 5° ano, do nível fundamental, e as atividades para educação infantil, como jogos, contação de histórias, brincadeiras, dentre outras.

Para a aposentada Janseleia Farias, 68, avó do aluno Luan Henrique Silva, 5º ano, mesmo com a instrução dentro de casa, que ela considera respon dos responsáveis, a orientação dos professores é muito importante, por isso ela garante que vai assistir junto com o neto os conteúdos. 

“Eu primo muito pelo saber e pela educação. Eu posso assegurar que mesmo nesse recesso eu sempre coloquei meu neto para estudar. Foram passados vários trabalhos e eu acompanhei tudo de perto. A professora tem uma linha de transmissão via WhatsApp, temos contato direto com ela, que continua passando conteúdo. E agora vamos acompanhar também o projeto Aula em Casa”, disse Janseleia.

Para o aluno Luan, é muito importante continuar estudando, mesmo nesse período sem aula presencial. “Eu acho legal a ideia dessa aula via televisão. A professora é legal e estou ansioso para começar as aulas. Minha matéria favorita é matemática”, finalizou.

 

Aulas

O projeto “Aula em Casa” é um regime especial de aulas não presenciais, que os alunos das escolas da rede pública municipal e estadual do Amazonas participarão. As aulas serão transmitidas pela televisão e disponíveis também em sites e aplicativos on-line para facilitar o acesso dos estudantes.

No total, aproximadamente 450 mil alunos da Semed-Manaus e da Seduc-AM serão atendidos.

O estudante que perder a transmissão através da TV, terá a oportunidade de acessar o conteúdo integral online, por meio do Canal “Aula em Casa Amazonas”, no Youtube; no www.avaseduc.am.gov.br/app/login, ou no aplicativo Mano.

 

Sincronizar a TV

Para acessar os canais 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5 da TV Encontro das Águas, é necessário realizar uma atualização nos canais abertos do seu aparelho de televisão. Aos que não conseguirem sincronizar os canais 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5, procurem os canais 32.2, 32.3, 32.4 e 32.5, na TV Encontro das Águas.




Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.