Venezuela vota referendo para anexar território da Guiana
Os venezuelanos decidem neste domingo (3), se querem anexar a região de Essequibo, na Guiana, ao território da Venezuela.
A população deve votar em um referendo organizado pelo Governo Maduro. Essequibo é disputado entre a Venezuela e a Guiana desde o final do século XIX e abriga, atualmente, mais de 125 mil pessoas.
A discussão territorial se acirrou nos últimos anos, mas precisamente desde 2015, por conta da descoberta de petróleo na área.
Reservas de ouro e diamante também impulsionam a briga pelo território, que tem cerca de 160 mil m², e é composto em grande parte por mata.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, não deve ter surpresas quanto ao resultado do referendo, mas a Guiana ressalta que vai aguardar o tribunal da Holanda decidir sobre a posse, já que considera a anexação ilegal.
Perder Essequibo, representa perder 70% do território total do país. Para se ter uma ideia, a região é maior que a Grécia e a Inglaterra.
Neste domingo (3), o presidente Lula falou sobre o assunto e disse que espera que os dois países resolvam a situação sem a necessidade de criar mais uma guerra.
"O que a América do Sul não está precisando é de confusão. Não se pode ficar pensando em briga. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lada Guiana. A humanidade deveria ter medo de guerra. Só faz guerra quando falta bom senso. Vale mais a pena uma conversa do que uma guerra", declarou .
ASSUNTOS: Mundo