Trump ligará para Putin e Zelensky em busca de cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará nesta segunda-feira (19) ligações telefônicas aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na tentativa de avançar para um cessar-fogo no conflito que dura mais de dois anos.
A iniciativa ocorre após a primeira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia na semana passada, que terminou sem acordo para a trégua. Trump manifestou esperança em um “dia produtivo” e na possibilidade de uma pausa nos combates. Além das conversas com Putin e Zelensky, o presidente americano deve se reunir com líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), grupo contra a entrada da Ucrânia na aliança militar ocidental, fator de tensão com Moscou.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que a conversa entre Trump e Putin está marcada para as 17h, no horário de Moscou (11h, horário de Brasília). Segundo Peskov, a ligação é "importante, dado o diálogo recente em Istambul".
Desde o início do seu segundo mandato, Trump tem buscado uma solução para a guerra na Ucrânia. As chamadas telefônicas desta segunda são vistas como um teste para sua capacidade de negociação, já que ele prometeu resolver o conflito rapidamente durante sua campanha.
O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, ressaltou que o presidente acredita que o diálogo direto com Putin pode destravar o impasse atual e levar a um cessar-fogo. “Acreditamos que será uma ligação muito produtiva”, afirmou.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo