ONU convoca reunião de emergência após ataques dos EUA ao Irã
Uma reunião de emergência foi convocada pelo Conselho de Segurança da ONU neste domingo (22), em Nova York, após um pedido do Irã, para discutir os ataques realizados pelos Estados Unidos a três instalações nucleares iranianas. A informação é da Reuteurs.
A reunião tem previsão de começar às 16h (horário de Brasília), com transmissão pela TV da ONU. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, classificou os ataques como um “ato criminoso de agressão” e pediu que o governo americano seja responsabilizado por violar princípios da Carta da ONU e do direito internacional. Esta será a terceira reunião solicitada pelo Irã desde os recentes confrontos com Israel.
Durante um discurso na Turquia, Araqchi afirmou que o Irã defenderá seu território por todos os meios necessários e acusou os EUA de cruzarem uma “linha vermelha” com o ataque às instalações nucleares. Segundo ele, o país só voltará à diplomacia após retaliar as agressões dos EUA e de Israel. O chanceler também anunciou que se reunirá com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (23), e pediu uma reunião urgente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Os Estados Unidos, por meio do presidente Donald Trump, confirmaram o ataque às instalações nucleares, realizado com bombas destruidoras de bunkers, em parceria com Israel. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra Israel, deixando dezenas de feridos e causando destruição no centro comercial de Tel Aviv. A escalada no conflito aumenta a tensão no Oriente Médio e preocupa a comunidade internacional.
ASSUNTOS: Mundo