Nasa diz que irá adiantar retorno de astronautas ‘presos’ no espaço

A missão dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional (ISS) tem se estendido além do previsto. Originalmente programados para retornar em junho de 2024 na cápsula Starliner da Boeing, após uma missão de demonstração de uma semana, os astronautas agora enfrentam uma espera indeterminada.
Dificuldades no acoplamento da Starliner à ISS levaram a NASA a tomar a difícil decisão de retornar a cápsula vazia e realocar os astronautas para uma missão com a SpaceX. No entanto, a SpaceX também vem enfrentando seus próprios desafios. A nova cápsula Crew Dragon, que substituiria a anterior, teve seu lançamento adiado devido a ajustes técnicos, prolongando a missão de Wilmore e Suni.
Diante dos atrasos na produção da cápsula da SpaceX, a equipe de gerenciamento da missão optou por utilizar uma cápsula Crew Dragon já utilizada na missão Crew-10 à ISS. Essa manobra permitiu antecipar o lançamento, inicialmente previsto para 25 de março, para o dia 12 de março.
Apesar da antecipação do lançamento, a data de retorno dos astronautas permanece incerta, dependendo de ajustes e avaliações.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo