Mistério: há 10 anos sumia avião com 239 pessoas que nunca foi encontrado
Há 10 anos desaparecia, de forma misteriosa, o voo MH370 da Malaysia Airlines. A aeronave sumiu 40 minutos após a decolagem, em Kuala Lumpur, na Malásia, mesmo com as condições meteorológicas consideras boas no momento.
Com 239 pessoas a bordo, sendo 227 passageiros e 12 tripulantes, o voo deveria chegar a Pequim seis horas mais tarde, mas o avião desapareceu subitamente das telas do radar e jamais foi encontrado.
Nesta semana, autoridades malaias disseram que podem renovar as buscas pelo voo MH370 após uma empresa que tentou encontrá-lo em 2018 propor, agora, uma nova ronda no sul do Oceano Índico, onde acredita-se que a aeronave tenha caído. A proposta, entretanto, ainda não foi aprovada por autoridades.
A possibilidade traz algum ânimo aos familiares das vítimas, principalmente de membros da tripulação, que sofreram com acusações e teorias conspiratórias quando o voo desapareceu.
A declaração oficial de que foi um acidente e que todos a bordo deveriam ser consideradas mortos foi feita em 29 de janeiro de 2015, quase um ano depois do desaparecimento.
As buscas pelo avião, uma das mais caras já feitas até hoje, foram oficialmente encerradas em 2017, quando os governos da Austrália, da Malásia e da China fizeram um anúncio conjunto.
ASSUNTOS: Mundo