Compartilhe este texto

Tráfico de drogas e disputa entre facções fazem violência disparar no Amazonas

Por Portal Do Holanda

30/11/2023 11h24 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Dados divulgados nesta quinta-feira (30), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o tráfico de drogas e a disputa entre facções fez aumentar consideravelmente o número de homicídios no Amazonas e na região Norte.

Conforme o estudo, a taxa de violência nas capitais da Amazônia Legal é 45% maior do que nas outras regiões do país. O destaque para Manaus está diretamente atrelado ao confronto entre quatro facções: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e  CDN, Família do Norte (FDN) e Cartel do Norte (CDN).

Desde 2016, os grupos disputam pontos de tráfico e procuram eliminar o máximo de rivais. Um exemplo disso é o massacre de 2017 no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, que culminou com a morte de 56 detentos.

Um mapa do monitor da violência na região mostra que no Amazonas, quase todos os municípios estão em situação de disputa pelas facções, incluindo Manaus.

Nesses locais, a taxa de homicídios, feminicídios, estupros  e apreensão de drogas são altíssimos. Além disso, crimes ambientais como extração de minério e madeira ilegais, também são favorecidos nesse quadro, sobretudo na região de tríplice fronteira.

Levando em consideração dados gerais, o estudo mostra que na Amazônia Legal, a taxa de mortes violentas é de 33,8, 45% maior do que a média nacional, que é de 23,3.

A taxa de feminicídio é de 30,8% maior que no resto do país, e a violência sexual 33,8% superior a média nacional. Um triste e preocupante cenário que deve chamar a atenção das autoridades para medidas urgentes.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, Amazonas

+ Amazonas