Compartilhe este texto

Robô humanoide é desenvolvido em Manaus

Por Portal do Holanda

02/08/2017 14h20 — em
Tecnologia



Manaus/AM- Um robô com características humanas está sendo desenvolvido no Laboratório de Robótica Aplicada da Faculdade Fucapi em Manaus. A ideia é construir um robô de 1,70 m de altura, de 50 kg a 60 kg e com inteligência artificial que, além de se movimentar, poderá reconhecer rostos e vozes.

O processo de criação do protótipo está passando pela fase de modelagem, onde é feita a definição de como o robô será construído e o levantamento de materiais necessários. No início de agosto, a equipe deve começar a construir o robô para que em setembro e outubro sejam feitos os testes. A construção do projeto está dividida em quatro partes: braços robóticos; pernas robóticas; tronco e energia; e cabeça e inteligência. A expectativa é de que até novembro o projeto seja concluído, pois será apresentado no 5º Encontro Regional de Engenharias 2017 (Encoeng), promovido pela Faculdade Fucapi.

Sob a orientação do professor do Departamento de Elétrica e Computação da Faculdade Fucapi, Francisco Januário, o projeto envolve a participação de 15 estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação.

O professor explicou que um dos objetivos da construção do robô é capacitar os alunos para o mercado de trabalho, colocando em prática o que eles aprendem na teoria, mas deixa claro que as intenções do projeto podem ser maiores.

 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, robô, Tecnologia

+ Tecnologia