Compartilhe este texto

Pequim diz às empresas chinesas para interromperem uso de software de segurança de EUA e Israel, dizem fontes

Por Reuters

14/01/2026 9h46 — em
Tecnologia



14 Jan (Reuters) - Autoridades chinesas disseram às empresas nacionais que parem de usar software de segurança digital de cerca de uma dúzia de empresas dos Estados Unidos e Israel devido a preocupações sobre segurança nacional,  disseram duas fontes informadas sobre o assunto.

VMware, controlada pela Broadcom; Palo Alto Networks e Fortinet estão entre as empresas norte-americanas cujo software foi proibido pelas autoridades chinesas, enquanto a Check Point Software Technologies está entre o grupo de companhias israelenses, disseram as fontes.

A Reuters não conseguiu determinar quantas empresas chinesas receberam o aviso, que, segundo as fontes, foi emitido nos últimos dias.

As autoridades chinesas expressaram preocupação com o fato de que o software pode coletar e transmitir informações confidenciais para o exterior, disseram as fontes, que não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade da situação.

O órgão regulador da internet da China, a Administração do Ciberespaço da China, e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação não responderam aos pedidos de comentários até o momento da publicação. As quatro empresas também não responderam às perguntas da Reuters.

Enquanto EUA e China lutam pela supremacia tecnológica em meio ao aumento de tensões comerciais e diplomáticas, Pequim tem se empenhado em substituir a tecnologia de fabricação ocidental por alternativas domésticas.

Embora seus esforços para desenvolver seus setores de semicondutores e inteligência artificial tenham dominado as manchetes, a China também procurou substituir equipamentos de informática e softwares de processamento de texto ocidentais.

Analistas chineses também afirmaram que Pequim está cada vez mais preocupada com o fato dos equipamentos ocidentais poderem ser acessados por potências estrangeiras.

(Por Redações de Pequim e Xangai)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia