Compartilhe este texto

Resultados da pesquisa com novo medicamento contra Malária serão apresentados em Manaus

Por Portal Do Holanda

08/06/2017 20h25 — em
Amazonas



Manaus/AM - A capital amazonense vai sediar, a partir deste domingo (11) até quarta-feira (14), a “6ª Conferência Internacional sobre Pesquisa de Plasmodium vivax”. Essa é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil. No evento serão apresentados os resultados da pesquisa com a Tafenoquina, novo medicamento contra Malária, que reduz o tempo de tratamento do paciente, de sete para apenas um dia.

A apresentação dos resultados da pesquisa com a nova droga para o tratamento da Malária será na segunda-feira, de 11h30 às 13h30. O estudo com a nova droga foi coordenado pelas empresas Medicines for Malaria Venture (MMV) e Glaxo Smith Kline (GSK), e financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

A pesquisa envolveu a participação de centros de estudos de cinco países – Brasil, Indonésia, Tanzânia, Peru e Tailândia. No Brasil, o projeto contou com a colaboração da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), de Manaus, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Porto Velho.

Em Manaus, os testes foram realizados com a participação de 100 pacientes. O estudo foi desenvolvido no período de 2014 a 2016. O diretor de Ensino e Pesquisa da FMT-HVD e membro do comitê organizador da Conferência, em Manaus, Marcus Lacerda, explica que, atualmente, o tratamento da Malária é feito com a terapia combinada de dois antimaláricos (cloroquina e a primaquina).“O novo medicamento vai substituir a primaquina e passa a ser administrado em dose única”, detalha o pesquisador. A expectativa, segundo ele, é de que, em breve, a Tefenoquina seja incorporada pelo Ministério da Saúde no tratamento contra a Malária, na rede pública. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: malária, Manaus, medicamento, Amazonas

+ Amazonas