Compartilhe este texto

Um casamento a três, só de mulheres

Por Portal Do Holanda

13/10/2015 8h54 — em
Justiça & Direito



O 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro oficializou, na última terça-feira (6), a primeira união entre três mulheres de que se tem notícia no Brasil.

O relacionamento poliafetivo envolve uma empresária (32 anos), uma dentista (32), e uma gerente administrativa (34).

A união inclui cláusulas que dispõem sobre bens e até estabelece que, caso uma das mulheres esteja à beira da morte, ligada a aparelhos, por exemplo, apenas as outras duas podem decidir o que fazer.

A ideia de formalizar a união surgiu após a empresária ter resolvido que vai engravidar em 2016. Na certidão do nascimento do bebê, ela quer os sobrenomes das três parceiras.

Elas moram em um apartamento de três quartos, mas todas dormem na mesma cama. “O sexo pode acontecer a três ou entre as duas que estiverem mais dispostas na hora” – revelou o jornal O Globo, dominical (11) em matéria assinada pelos jornalistas Ancelmo Gois e Ana Claudia Guimarães.

Ciúme? “Só no início da relação” – admitiram as três. Hoje, garantem não ter mais.

A avaliação da tabeliã

Fernanda de Freitas Leitão – que é advogada e tabeliã do 15º Ofício de Notas – explicou ao jornal carioca quais os benefícios para quem constitui esse tipo de união: “Pode ser pleiteada pensão previdenciária, admissão no plano de saúde e declaração conjunta do Imposto de Renda. Além disso, é possível estabelecer direitos patrimoniais”.

A tabeliã ressalva que “depois de lavrada a escritura de união poliafetiva não é garantido que ela produzirá os efeitos pretendidos nos órgãos competentes”. Não à monogamia

A filosofia ‘‘não à monogamia’’ faz sucesso na literatura, no cinema e na televisão:

· Jorge Amado escreveu “Dona Flor e seus dois maridos”, cujo título já explica tudo.

· Em ‘‘Eu, tu, eles’’, de Andrucha Waddington, a personagem de Regina Casé mantinha relações consentâneas com três homens.

· Na televisão, em 1985, ganhou notoriedade “Zelda Scott”, personagem de Andréa Beltrão em “Armação Ilimitada”: ela namorava os personagens de André Di Biase (Lula) e Kadu Moliterno (Juba).

· Ainda na televisão, na recente novela “Império”, foi sucesso o papel de Viviane Araujo, a “Nana”, que terminou o enredo ao lado dos personagens “Xana” e “Antônio”.

· No Rio de Janeiro, uma vez por mês, pessoas que mantêm relações poliafetivas se reúnem no Parque Lage. E assim a vida vai...

Fonte: Espaço Vital

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Justiça & Direito

+ Justiça & Direito