Compartilhe este texto

José Aldo nocauteado em 13 segundos por Conor McGregor

Por Portal Do Holanda

13/12/2015 5h57 — em
Esportes



Foram 10 anos de invencibilidade, nove defesas de cinturão, vitórias e mais vitórias diante dos nomes mais temidos até 66 quilos do UFC. Com fama de rei da divisão e ranqueado como melhor lutador do planeta independente do peso, José Aldo subiu   no octógono do UFC 194, em Las Vegas. E em apenas 13 segundos teve sua reputação manchada por uma derrota relâmpago para seu maior adversário, o irlandês Conor McGregor.
]Depois de meses de provocação, McGregor pegou leve na hora de comentar a vitória ao fim do combate e pela primeira vez demonstrou compaixão. Palavras dele:

- Eu sinto pelo José, ele foi um grande campeão, e merecia durar mais tempo, mas precisão bate o poder, e tempo certo bate a velocidade. É só isso que é preciso. Ninguém aguenta essa mão esquerda!

Com a mão escondendo o rosto em claro sinal de vergonha, Aldo parecia não acreditar que tinha durado só 13 segundos. Ao ser entrevistado, disse o que seque abaixo. - Nunca caio em provocação nenhuma. Ele foi feliz hoje, acertou um bom golpe. Temos que partir para uma revanche. Vou estar muito melhor preparado para retomar o que é meu.
Apesar de Aldo pedir pela revanche, ontem, em mais um evento do UFC, o ex-campeão peso-leve (70kg) Frankie Edgard atropelou Chad Mendes para ganhar o direito a desafiar o vencedor desta madrugada. Ou seja, na teoria, ele é o próxima da fila e deve ser o oponente de McGregor em sua primeira defesa de cinturão.

O irlandês era campeão provisório até esta noite, e Aldo, até então, era o único campeão de história do UFC. O evento americano só abriu espaço para divisão peso-pena depois de incorporar o WEC em 2011, uma organização de MMA que tinha Aldo como campeão.

Mesmo que discretamente, o presidente do UFC, Dana White, tem tudo para estar sorrindo com o novo campeão. McGregor tem potencial de vendas bem maior do que Aldo, além de ser o embaixador do MMA na Europa.

O UFC desta noite teve mais uma mudança de campeão. Na divisão peso-médio (84kg), Chris Weidman levou uma surra de Luke Rockhold por três rounds até o árbitro decretar nocaute técnico.

No fim da luta, Weidman estava deformado pelos socos do rival. Com fama de bicho papão dos brasileiros por ter destronado Anderson Silva e derrotado Lyoto Machida e Vitor Belfort, Weidman esteve invicto por 13 lutas era favorito nas casas de apostas.

Seria aceitável uma derrota para um atleta do calibre de Luke Rockhold. Mas, da forma como foi, ficou a impressão que Weidman possa ser uma grande farsa que nunca mereceu o título de campeão, o que é uma grande injustiça com ele.

Luke passou por cima de Lyoto Machida para se credenciar a desafiar Weidman. Agora, atropelou Weidman. Vitor Belfort foi o último atleta a derrotá-lo e, assim que Luke recebeu o cinturão, pediu para enfrentá-lo de novo. Mas o próximo desafiante ao cinturão até 84 quilos deve ser o cubano Yoel Romero.

O cubano que foi vice-campeão nos jogos olímpicos de 2000 derrotou Ronaldo Jacaré nesta madrugada. Foi um combate parelho. Romero foi melhor no round 1, Jacaré foi melhor no round 3. O round 2 podia ir para qualquer lado. Dois jurados deram vitória para o cubano e um viu vitória do brasileiro que acabou derrotado na decisão dividida.

Teve um momento da luta que podia ter sido decisivo a favor de Jacaré. Para não ser derrubado, Romero se agarrou na grade do octógono e acabou caindo numa posição de vantagem com o brasileiro por baixo dele. Esse lance poderia ter custado um ponto ao cubano, mas o árbitro preferiu dar apenas um aviso, além de manda a luta voltar de pé.

Jacaré vinha de sequencia de oito vitórias e estava sendo enrolado pelo UFC que sempre lhe prometia uma disputa de cinturão e depois voltava atrás. Agora, seus planos de se tornar campeão serão atrasados ainda mais. Romero nunca foi derrotado em sete combates pelo UFC.

O jornalista de São Paulo Demian Maia foi mais um brasileiro escalado para o card principal do UFC 194. Ao contrário dos colegas, ele venceu. Por três rounds, Demian montou, desferiu cotoveladas e tentou estrangular o islandês Gunnar Nelson. Foi um passeio. Vitória por pontos sem margem para a derrota.

Depois de vencer, Demian pediu um duelo pelo cinturão peso meio-médio (77kg), o que ainda deve demorar um pouquinho.

Resultados:

CARD PRINCIPAL
Conor McGregor venceu José Aldo por nocaute aos 13s do R1 
Luke Rockhold venceu Chris Weidman por nocaute técnico aos 3m12s do R4 
Yoel Romero venceu Ronaldo Jacaré por decisão dividida (29-27, 29-28, 29-28).
Demian Maia venceu Gunnar Nelson por decisão unânime (30-26, 30-25, 30-25).
Max Holloway venceu Jeremy Stephens por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28).
CARD PRELIMINAR 
Urijah Faber venceu Frankie Saenz por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Tecia Torres venceu Jocelyn Jones-Lybarger por decisão unânime (triplo 30-27)
Warlley Alves venceu Colby Covington com uma guilhotina aos 1m26s do R1.
Léo Santos venceu Kevin Lee por nocaute técnico aos 3m26s do R1.
Magomed Mustafaev venceu Joe Proctor por nocaute técnico aos 1m54s do R2.
Yancy Medeiros venceu John Makdessi por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28).
Court McGee venceu Márcio Lyoto por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: José Aldo, McGregor, ufc 194, Esportes

+ Esportes