O 'Leia a Bula' de hoje aborda os riscos de insalubridade em laboratórios de análises clínicas
O quadro #LeiaABula desta quarta-feira (24) traz o tema “Insalubridade em laboratórios de análises clínicas”, com a farmacêutica Ednilza Guedes, destacando os riscos biológicos, químicos e físicos desse ambiente, as normas de proteção ao trabalhador segundo a NR-15, e reforçando a necessidade de reconhecimento e valorização de todos os profissionais que promovem saúde mesmo expostos diariamente a perigos no laboratório.

Insalubridade em laboratórios de análises clínicas gera preocupação entre profissionais da saúde!
A insalubridade nos laboratórios de análises clínicas da rede pública de Manaus tem sido motivo de inquietação entre os profissionais da área. A exposição constante a agentes biológicos, químicos e físicos coloca em risco a saúde dos trabalhadores, que reivindicam o reconhecimento adequado das condições laborais.
Segundo a Norma Regulamentadora NR-15, do Ministério do Trabalho e Emprego, atividades em laboratórios clínicos são classificadas como insalubres em grau médio (20%) ou máximo (40%), conforme o nível de risco.
Entre os principais fatores de insalubridade estão o contato com materiais potencialmente infectantes — como sangue, urina e secreções —, o uso de reagentes tóxicos e a exposição a ruídos e radiações não ionizantes.
A servidora Ednilza Guedes, que atua na área, fez um apelo público às autoridades municipais: “Peço cordialmente que vejam esse assunto com carinho e respeito a todos os funcionários dos laboratórios que trabalham em exposições diárias com a finalidade de promover saúde à população.”
A categoria espera que possíveis equívocos sejam corrigidos e que haja uniformidade no reconhecimento dos riscos enfrentados diariamente pelos profissionais da saúde.
Veja também
ASSUNTOS: Holanda TV