Compartilhe este texto

Festival de Cinema de Berlim começa com homenagem às novas vozes de Michelle Yeoh

Por Reuters

12/02/2026 19h54 — em
Geral



Por Hanna Rantala e Miranda Murray

BERLIM, 12 Fev (Reuters) - O Festival de Cinema de Berlim começou na noite desta quinta-feira com a mensagem de que novas vozes importam, quando a lenda de Hollywood Michelle Yeoh relembrou como o festival a apoiou no início de sua carreira.

“Quando eu ainda estava procurando meu lugar, Berlim me acolheu. Esse acolhimento inicial foi importante”, disse Yeoh ao receber o Urso de Ouro Honorário por sua trajetória.

“Isso mostrou que havia espaço para vozes marginais, que se recusavam a se comportar, para artistas que ainda estavam se descobrindo”, disse ela, segurando o prêmio contra o peito durante seu discurso.

Essa mensagem foi reforçada com o filme de abertura, “No Good Men”, uma comédia romântica política ambientada em Cabul pouco antes da tomada do poder pelo Taliban em 2021, dirigida pela cineasta afegã Sharhbanoo Sadat, de 35 anos, nascida no Irã.

“Poderíamos escolher algo realmente óbvio, algo de um cineasta conhecido, ou com estrelas reconhecíveis”, disse a diretora do festival, Tricia Tuttle, no tapete vermelho.

“Mas este é um filme que nos fez rir e chorar.”

TAPETE VERMELHO

Atores como Bella Ramsey, Neil Patrick Harris, Daniel Brühl e Lars Eidinger se reuniram no tapete molhado antes da cerimônia.

Vários participantes aproveitaram o tempo diante das câmeras para fazer uma declaração política, com um grupo segurando cartazes que diziam “Cuidado, fascistas! Nós somos mais!”, enquanto outro grupo segurava cartazes em apoio ao povo iraniano.

O diretor alemão Wim Wenders, que lidera o júri internacional deste ano, disse que os filmes que já assistiu o fizeram lembrar por que ama Berlim.

“É tão variado e realmente trata de questões mais do que... bem, eu adoro glamour, não me interpretem mal, mas às vezes é bom cutucar um pouco”, disse Wenders antes da cerimônia.

Wenders e os outros seis membros do júri entregarão o prêmio máximo, o Urso de Ouro, na cerimônia de encerramento do festival, em 21 de fevereiro.

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Geral

+ Geral